I Seminário Inter Redes garante espaço de participação política às crianças

Ampliar as discussões na Bahia sobre os instrumentos de promoção, defesa e garantia dos direitos das crianças até 06 anos. Com este foco acontecerá, no dia 31 de outubro, no Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) o I Seminário Inter Redes Primeira Infância Cidadã. O evento, que também marca o lançamento oficial da Rede Estadual Primeira Infância Bahia (REPI – BA) – instância que se pauta pelos princípios, estruturas e formas de funcionamento da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) – garante a participação política das crianças por meio de uma mesa composta por este público.

Na mesa intitulada Participação Infantil: os caminhos apontados pelas crianças para a garantia de seus direitos as crianças compartilharão vozes, visões e experiências no que tange a garantia de seus direitos e as ações de participação e mobilização infantil, das quais já fizeram parte. “A primeira infância continua com seus direitos minimamente atendidos, em especial o de participar daquilo que lhe diz respeito” diz Vital Didonet, especialista em primeira infância e integrante da RNPI. Para Vital há muito que aprender sobre a criança e sobre as formas de abrir espaços adultos à sua participação.

Conforme publicados no Plano Nacional pela Primeira Infância, o Brasil possui cerca de 20 milhões de crianças na primeira infância (dados de 2013). Ou seja, mais de 10% da população total do país, que nem sempre tem seus direitos assistidos e respeitados.A voz da criança está aparecendo cada vez mais, pelo menos no âmbito da RNPI. Daí para ampliarmos para fora desse círculo é uma questão de tempo. Fico pensando na beleza e no significado de ver as crianças se expressando com autonomia, com clareza e sendo escutadas! Uma riqueza para a sociedade e uma realização do PNPI”, comenta Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante.

Durante o evento, que é promovido pela Avante – Educação e Mobilização Social em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA  serão abordados temas como a mobilização da sociedade civil para atenção à primeira infância, a incidência das redes em prol dos direitos das crianças pequenas e a participação infantil na formulação e controle das políticas púbicas brasileiras para este público.

A participação do  evento será gratuita. Confirme  sua presença em: infancias.avante@gmail.com

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo