I Encontrão É Dia de Feira Solidária

Integrantes da cooperativa de alimentos da Feira de São Joaquim se reuniram este mês (novembro) no Hotel Monte Pascoal para um dia de integração e fortalecimento de vínculos sob a orientação de Carolina Duarte, psicóloga do É Dia de feira Solidária, projeto da Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes de Salvador (SETRE), que apoia a implantação do grupo solidário.

Carolina Duarte explica que o Encontrão é uma estratégia da Avante para promover o fortalecimento de laços entre os integrantes de empreendimentos solidários. Os integrantes da cooperativa de alimentos da Feira de São Joaquim vivenciou pela primeira vez este momento.  “É neste espaço de descontração e alegria que há integração e cumplicidade”, explica Carolina. “Além de estarmos criando uma cooperativa, estamos criando um grupo. A amizade entre a gente está crescendo. Antes nem nos conhecíamos e hoje passamos na barraca um do outro para conversar e se ver”, complementa a cooperada Dione Boa Morte.

O Encontrão foi embalado por samba, ritmo preferido dos cooperados. E neste compasso, os integrantes compartilharam e alinharam suas expectativas sobre o empreendimento solidário e dividiram com os colegas as razões que os movem a estar no grupo. Dentre as motivações citadas, destacam-se aquelas relacionadas à convivência, como o prazer de estar junto com pessoas dedicadas e trabalhadoras e a sensação de ser acolhido pelo grupo. Além de ser este um rico espaço de aprendizado.

A cumplicidade entre os integrantes da cooperativa crescia a cada atividade proposta por Carolina. O ápice foi o momento em que cada um compartilhou seus maiores sonhos e, juntos, descobriram como a cooperativa de alimentos da Feira de São Joaquim irá contribuir para a realização desses sonhos. Todos estavam muito à vontade, como se estivessem entre familiares. “O encontro me surpreendeu. Foi maravilhoso e muito emocionante. Já estou chorando novamente”, conta emocionada, a cooperada Maria Hilda de Jesus.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo