GT do PRODEI realiza primeira reunião para alinhamento

No evento de lançamento do Programa de Desenvolvimento da Educação Infantil (PRODEI) no último mês (outubro), o Secretário de Educação de Salvador, Jorge Khoury, e a sub coordenadora de Educação Infantil e Inclusiva da Coordenador​i​a de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP – SMED), professora Luciene Santos,  salientaram o forte desejo de proporcionar uma política pública discutida e dialogada para área de educação de Salvador. Ao realizar sua primeira reunião de alinhamento na última segunda feira (29 de outubro), na sede da Avante – Educação e Mobilização Social, parceira técnica da Secretaria Municipal de Educação (SMED) na execução do Programa, esse desejo começou a ganhar contornos de realidade.

Estiveram presentes na reunião 23 pessoas, integrantes do Grupo de Trabalho (GT) para elaboração dos materiais do PRODEI. A proposta do Programa é que esses materiais​ sejam ​elaborados de forma colaborativa, para tanto foi criado um GT permanente​ formado por coordenadores regionais de educação, gestores, coordenadores pedagógicos ​e representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

“O GT é uma das instâncias de participação dos profissionais que atuam na Educação Infantil na elaboração dos materiais para o PRODEI”, explica Rita Margarete, consultora Avante e coordenadora do Programa. Rita conta que esta primeira reunião foi para alinhamento sobre as atribuições dos seus integrantes e apresentação e discussão da proposta da Avante para estruturação curricular da Educação Infantil. Os encontros do GT acontecerão mensalmente, podendo ocorrer encontros extraordinários, sempre que necessário.

O PRODEI é voltado para a​ melhoria da qualidade do atendimento ​da​s crianças  matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e escolas que ofertam educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Salvador.

O Programa possui duas linhas de atuação: elaboração de materiais e formação continuada de profissionais e terá duração de 24 meses. Nos 12 primeiros, a Avante, como parceira técnica, estará responsável pela elaboração dos materiais pedagógicos para crianças, professores, familiares e instituições que atendam à Educação Infantil na rede municipal. Na segunda etapa, a Avante realizará formação continuada dos profissionais que atuam no segmento​​ com vistas à implementação, execução e monitoramento das ações do PRODEI.
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo