Gestores e especialistas se reúnem para colaborar com a plataforma Conviva Educação

Gestores e especialistas se reúnem para colaborar com a plataforma Conviva EducaçãoPara ajudar secretários municipais de educação na gestão das redes de ensino com ferramentas que contribuem para a gestão dos recursos escolares, foi lançada, em fevereiro do ano passado (2013), a Conviva Educação – plataforma de formação de gestores educacionais. A iniciativa é resultado da união de forças de 12 entidades e oferece ferramentas que visam colaborar com o cotidiano do gestor. Com o intuito de aperfeiçoar a estruturação do ambiente, de forma colaborativa, dirigentes municipais e especialistas se reuniram em São Paulo no último dia 04 (novembro) para discutir a área de gestão pedagógica. Entre eles os participantes, Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante – Educação e Mobilização Social.

O encontro reuniu cerca de 20 pessoas e adotou o formato de workshop com o objetivo de coletar sugestões. “Esta é a mais nova seção da plataforma. Foi apresentado o que já está posto e aberta discussão de como potencializar, ajustar, alinhar e criar ferramentas para os gestores”, conta Maria Thereza Marcilio. Para a especialista em educação, a elaboração de um espaço específico para a gestão pedagógica é fundamental porque os gestores municipais possuem uma grande demanda cotidiana relativa à área administrativa financeira, captação de recursos e organização do sistema municipal, acabando por relegar a parte pedagógica acaba a segundo plano. “Trazer o tema para uma plataforma, com ferramentas que ajudam o gestor a trabalhar nesta área, que é o coração da gestão, com certeza terá impacto na qualidade da oferta, pois ajudará a direcionar o olhar para o sucesso da escola como um todo”, explica Maria Thereza, que traz em seu histórico profissional a experiência como gestora da rede municipal de ensino de Salvador.

O projeto é fruto da parceria inédita entre Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto Gerdau, Instituto Natura, Itaú BBA e o Movimento Todos Pela Educação. A gestão é da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), com apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) na divulgação e mobilização junto aos municípios.

Estrutura

O ambiente virtual é composto por três áreas: gestão, formação e fórum. A seção dedicada à gestão dá destaque a oito áreas: administrativa, alimentação escolar, gestão democrática, estrutura e documentação, orçamentária e financeira, gestão de pessoas, transporte escolar e gestão pedagógica.
O secretário encontrará recursos virtuais que permitem a realização de suas gestões com maior eficiência, como informações sobre o calendário escolar, demanda escolar, material pedagógico, atribuição de aulas e dados sobre transporte, e alimentação, entre outros serviços escolares.

Na área de formação, os novos gestores contarão com uma série de recursos multimídia que auxiliarão na capacitação de sua equipe, que precisa se profissionalizar e ter pleno conhecimento das atribuições legais. Para isso, a Conviva disponibiliza leis e marcos regulatórios. Na terceira parte, os gestores poderão esclarecer suas dúvidas em um fórum, que servirá como consultoria.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo