logo_Prancheta 45

Gestora da Avante representa RNPI em seminário sobre saúde da criança

Cerca de 150 gestores dos Estados da Região Nordeste (exceto Maranhão) estiveram presentes no Seminário Macro Regional de apoio à implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), que aconteceu nos dias 7 e 8 de outubro em Salvador (Grande Hotel da Barra). A gestora institucional da Avante – Educação e Mobilização Social, Maria Thereza Marcilio, integrou a mesa de abertura do evento representando a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

Os presentes discutiram e construíram coletivamente estratégias de apoio para a implementação do PNAISC dentro das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nos Estados, Regiões de Atenção à Saúde e Municípios, para gestores estaduais, municipais e apoiadores, com foco na Atenção Básica. “É um grande desafio a implementação da Política. Mas o pessoal da área da Primeira Infância é muito comprometido, tanto das instâncias municipais quanto estaduais. É um grupo vindo da militância, que tem feito acontecer”, diz Maria Thereza referindo-se à forma integrada como a Política foi estruturada, tendo como condição de funcionamento o envolvimento das três instâncias: municipal, estadual e federal quando pressupõe que as “linhas de cuidado” perpassam pelas redes de atenção à saúde: Rede Cegonha; Rede de Atenção às Urgências, Rede Psicossocial, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.

“Há um forte desejo de que a política avance, mas há também uma preocupação de todos em relação à essa implementação integrada da PNAISC por conta da atual crise do país que tem exigido sérios ajustes na área econômica”, disse Maria Thereza, referindo-se à necessidade de priorizar à criança pequena (0 a 6 anos) no orçamento público. Em função dessa preocupação, este ano a RNPI enviou à presidente da República, Dilma Rousseff, uma carta pedindo que preserve as políticas sociais voltadas às crianças pequenas dos cortes orçamentários previstos.

A PNAISC é uma conquista por contemplar temas já bastante demandados pela sociedade civil, mas também traz inovação ao inserir o desenvolvimento integral da Primeira Infância e o cuidado com as crianças em situação de violência, acidentes e promoção da cultura da paz como linhas de cuidado.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo