Gestão foi tema do IV Encontrão da CooperFeira

Gestão foi tema do IV Econtrão da CooperFeiraNa reta final do projeto É Dia de Feira Solidária, a Avante realiza o quarto Encontrão da CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim, com foco na gestão de cooperativismo. “Já trabalhamos esse tema desde o início do projeto, mas agora achamos adequado reservar um dia inteiro para tratar do assunto”, explica Kátia Santos, responsável pela gestão de cooperativismo do projeto.

Durante o evento, que como de costume aconteceu no Hotel Monte Pascoal, os cooperados participaram de simulações de produção e atendimento, e revisaram conceitos da economia solidária (ECOSOL) por meio de jogos e dinâmicas.  Durante as simulações, o grupo solidário foi se deparando com problemáticas que nunca tinha enfrentado. “Diante dos desafios os cooperados foram solidários ao se preocuparem uns com os outros e souberam cooperar quando valorizaram as habilidades de cada um”, vibra Kátia, que avalia o encontro como um sucesso. “Agora nós temos certeza que eles finalmente estão se desenvolvendo como um grupo de economia solidária, que gere o empreendimento segundo os princípios da ECOSOL”.

A ludicidade ficou por conta do jogo proposto por Carolina Duarte, psicóloga do É Dia de Feira Solidária, para revisão de conceitos da economia solidária. “O ambiente lúdico tem o poder de diminuir a vergonha e a pressão em cima das pessoas. E os jogos cumprem esse papel de forma espetacular”, explica Carolina. A revisão revelou as dúvidas que ainda restavam, esclarecidas no momento da brincadeira pelos técnicos do projeto ou pelos próprios integrantes da cooperativa.

Ainda durante o encontro, a CooperFeira trocou experiências com a CooperMicro – Cooperativa de Informática e Metareciclagem. Os convidados também têm menos de dois anos de criação e, assim como a CooperFeira, deixarão de ser assessorados a partir de janeiro. “Os meninos têm idade de ser nossos filhos, e é por isso que essa troca é legal. Eles nos ensinam muito e nós os ajudamos a se acalmar e focar mais”, conta a integrante da CooperFeira Carmem Lúcia dos Santos.

O Encontrão é uma estratégia da Avante para promover o fortalecimento de laços entre os integrantes de empreendimentos solidários. No projeto É Dia de Feira Solidária, realizado em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes de Salvador (SETRE), já foram realizadas quatro edições do encontrão e a última está prevista para dezembro.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo