Garçom Empreendedor

Espírito criativo e pesquisador na busca de novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. Bom ser servido por alguém com este perfil em um restaurante ou mesa de bar, não é? Pois este é o perfil de um típico empreendedor, tema abordado nas aulas de garçom oferecidas pela Avante – Educação e Mobilização Social, através da Linha de Formação para o Trabalho, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
O objetivo foi incentivar o lado empreendedor dos futuros garçons e garçonetes. Para tanto, foi abordado em sala a definição de empreendedorismo, sua importância, perfil e atitude do empreendedor, além da história do empreendedorismo no Brasil, as técnicas e informações sobre o micro empreendedor individual (MEI).
Como exercício foi solicitado à turma a simulação da criação de uma empresa de prestação de serviços: o nome fantasia da empresa, criação de um cartão de visita, apresentação de uma propaganda.
“Foi muito interessante. Foi a oportunidade trabalhar um pouco como se faz marketing e como convencer. Sim, eles tinham que convencer a mim e a turma por que deveríamos contratar a sua empresa”, conta Marta Sueli, professora da turma.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo