Formação do Paralapracá em Olinda traz novos horizontes para a Educação Infantil

Entre os dias 11 e 15 de agosto, a equipe do projeto Paralapracá, juntamente com  representantes do IC&A, Avante, prefeitos, secretários de educação, técnicos das secretarias, ligados à Educação Infantil dos cinco municípios parceiros do projeto, estiveram reunidos em Olinda, para mais um ciclo formativo.  O grande destaque do V Encontro de Formação e II Formação Itinerante foram os relatos das experiências pedagógicas realizadas na cidade italiana de Reggio Emilia – referência mundial em Educação Infantil. A abertura do encontro aconteceu no Salão Marins do Hotel 7Colinas, no Carmo, com o painel “Experiências Educacionais Inspiradoras de Olinda”, fruto do investimento de um ano do projeto Paralapracá em 30 instituições de Educação Infantil.

Nos dois dias seguintes, os encontros foram dedicados ao debate sobre o monitoramento, à apresentação e discussão de temas relativos à educação à distância do projeto Paralapracá, e a momentos de vivência e experimentação da cultura local, a exemplo da experiência com a Carroça Encantada e a visita ao atelier da artista plástica pernambucana, Tereza Costa Rêgo.

Na manhã de quarta feira, dia 13 de agosto, o encontro prosseguiu com uma reunião no Palácio dos Governadores, na Prefeitura Municipal de Olinda. Participaram secretários, prefeitos e representantes das redes parceiras do projeto Paralapracá. Todos ressaltaram a importância do projeto para suas cidades e citaram alguns dos impactos da iniciativa em cada uma das redes parceiras. Estiveram presentes delegações de todos os municípios participantes do ciclo II do projeto, e da cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE (ciclo I).

Em seu discurso, o prefeito de Olinda lamentou a não valorização do profissional de Educação no Brasil e ressaltou que seu maior desejo não é só a universalização do acesso. “Sonho com a melhoria do ensino e a consequente manutenção do interesse das crianças e jovens na escola, garantindo, assim, um desenvolvimento integral de qualidade”, disse.

Após as falas oficiais, a pedagogista Paula Strozzi e a professora Vanna Levrini, ambas integrantes do Centro Internacional Loris Malaguzzi, iniciaram o “Diálogos com Reggio Emilia”. Foi um compartilhamento de experiências com as educadoras das redes municipais, que teve continuidade até a sexta-feira, dia 15.
Entre outras atividades, as educadoras italianas explicaram como a escola pode ser um espaço de vida, no qual o ambiente deve ser capaz de expressar os direitos e potencialidades das crianças e de usar, de maneira criativa e sensível, materiais naturais e reaproveitáveis como elementos pedagógicos.

Além disso, elas contaram a história da Educação Infantil na cidade e demonstraram como as crianças são vistas em Reggio Emíllia. Paula Strozzi e Vanna Levrini relataram também como são articuladas as políticas públicas para a infância de forma a garantir as conquistas alcançadas ao longo dos anos, sem desconsiderar o enfrentamento dos desafios surgidos no dia-a-dia.

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