logo_Prancheta 45

FETIPA mobiliza comunidade escolar em debate sobre trabalho infantil

Uma roda de conversa montada na Escola Municipal Professor Ricardo Pereira, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, reuniu sociedade civil e poder público pra discutir sobre Trabalho Infantil com crianças e adolescentes. O encontro faz parte das ações do FETIPA na Escola, organizado pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Bahia (FETIPA), antecedendo as manifestações do Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil (12 de Junho).
Segundo Sônia Bandeira, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social, a ideia é promover o debate nas instituições de ensino fundamental, para mobilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de temas referentes aos direitos das crianças: educação, acesso à escola, brincadeiras, não trabalhar -, e fazer com que essas informações se multipliquem pelas famílias e demais espaços de sociabilidade.


O encontro, realizado no último dia 31 (maiio) tem previsão de novas edições após o 12 de Junho. Dividido em duas turmas, foi conduzido por Sônia Bandeira e Judite Dultra, também consultora associada da Avante, com cerca de 150 crianças e adolescentes, além da participação de gestores, professores e representantes do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Ministério Público do Trabalho (MPT), da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e das secretarias municipais da Saúde e da Educação.


A atividade começou com a exibição do curta – metragem Bilú e João, de Kátia Lund, que mostra a situação de crianças em diversos lugares do mundo, seguido pelo documentário Carnaval de Violações de Direitos de Crianças e Adolescentes – produzido pela PRO HOMO e IBCM sobre o Trabalho Infantil e violações de direitos de crianças e adolescentes durante a festa.


As exibições tiveram o intuito de provocar uma reflexão sobre o tema centro do encontro e de como as crianças enxergam essa situação de vulnerabilidade. Como resultado, os estudantes entraram na roda compartilhando suas visões sobre o tema, sobre a infância, tendo surgido relatos de trabalho de alguns deles.


FETIPA


O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Bahia (FETIPA) é um espaço interinstitucional permanente de articulação, comprometido com a erradicação do Trabalho Infantil e com a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho. Composto por organismos estatais e não estatais, públicos e privados, integrando governos e sociedade no enfrentamento ao problema, o Fórum tem como membro do colegiado a Avante – Educação e Mobilização Social.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo