Falece um dos primeiros conselheiros da Avante

Faleceu na manhã do último domingo (4 de janeiro), de insuficiência respiratória, Dr.Carlos Marcilio, respeitado médico nefrologista e companheiro de Maria Tereza Marcilio, gestora institucional da Avante – Educação e Mobilização Social. Os 45 anos de união entre Maria Thereza e Carlos Marcilio deixou um legado tanto para a medicina como para a educação da Bahia e do Brasil. Entre eles, a Avante-Educação e Mobilização Social, que nos primeiros anos da organização, com a instituição ainda muito pequena, teve Carlos Marcilio como integrante do quadro de conselheiros e um importante apoiador.

A paixão de ambos pelos estudos, dentro de suas respectivas profissões, levou-os a aprofundar seus conhecimentos em suas respectivas áreas de atuação. Uma trajetória que se iniciou em Cambridge Massachusetts, na Harvard University, onde Carlos Marcilio fez sua especialização em Nefrologia (residência médica) no Massachussets General Hospital. E Maria Thereza se tornou mestra em Educação.

Após sua residência em Harvard (1970), Carlos Marcílio concluiu uma especialização em Nefrologia nessa mesma universidade sob orientação do Prof. Alexander Leaf. E ao regressar a Salvador, ingressa na Faculdade de Medicina da Bahia, inicialmente no Departamento de Fisiologia, posteriormente compondo o departamento de Medicina.

Considerado um inovador, Carlos Marcílio lançou o embrião da Medicina Baseada em Evidência, o que ele considerava seu principal legado para a medicina baiana. Como pesquisador do CNPQ, com o auxílio de profissionais da Universidade McCaster (Canadá), colaborou para o desenvolvimento de importantes programas na área de epidemiologia. A dedicação aos trabalhos de pesquisas lhe abriram portas em diversas organizações na área de saúde e educação, e o levou a ser convocado para participar de programas de desenvolvimento nacional. Integrou o Ministério da Educação, época em que desenvolveu o programa de residência para médicos em âmbito nacional – uma realidade até então apenas de faculdades de medicina do eixo Rio-São Paulo -, e o Ministério da Saúde.

Dr. Carlos Marcilio foi também membro titular e coordenador de Ciências da Saúde do Conselho Nacional de Saúde; professor de Metodologia Científica no curso de pós-graduação em Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia; diretor Técnico do Hospital Espanhol, professor titular da Escola Bahiana de Medicina, entre outros cargos importantes.

Dentre os trabalhos de sua autoria, destaca-se o Dicionário de Pesquisa Clínica, o Ensaio sobre a arte e a ciência do diagnóstico clínico.  Neste último, em uma prosa agradável, ensina que é da interação entre a relação direta com o doente e os conhecimentos técnico-científicos de outras áreas, tidas como exatas, que nasce a possibilidade do diagnóstico, prognóstico e tratamento. No texto acaba por demonstrar em palavras o que sempre praticou no dia-a-dia de sua profissão, uma ciência humanizada.

Além de sua eterna parceria com Maria Thereza, Dr. Carlos Marcilio deixa neste plano de vida cinco filhos, que carregam e expandem seu legado de marido, pai, educador e exemplo de homem integro. São eles: Daniel, Pedro, Matheus, Izabel e Ana, que lhes presentearam com sete netos.

Dr. Carlos Marcilio deixa muitas marcas enquanto professor, pesquisador, cientista, semeador de ideias e de amigos. Para a Avante, uma instituição que traz como uma de suas forças a possibilidade de tomar pessoas brilhantes como exemplo, ele será sempre uma inspiração para nossa equipe, pela sua singularidade intelectual, seu exemplo ético e compromisso social, qualidades que ajudaram a formar bases dos princípios que norteiam a atuação da instituição.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo