Experiência de documentário internacional de escuta de crianças integra livro elaborado por universidade americana

A experiência em escuta de crianças de diversas partes do mundo, na perspectiva da garantia de seus direitos, realizada e vivenciada voluntariamente pelo Grupo de Trabalho on Children’s Right (Direitos das crianças), da World Forum Fundation, que deu origem ao documentário Voices of Children (VoC), integrou o livro Collaborative Cross-Cultural Research Methologogies in Early Care and Education Contexts (Metodologias Colaborativas de Pesquisa Interculturais em Contextos de Cuidado e Educação na Primeira Infância), com um capítulo inteiro  dedicado à experiência de produção do documentário. A obra foi editada por integrantes da University of Tennessee, Knoxville, USA. Ana Oliva Marcilio, gestora estratégica da Avante – Educação e Mobilização Social, participou da escrita, ao lado de John Nimmo, Angela Fowler e Vashima Goyal, também integrantes do GT.

O livro reune uma série de experiências práticas de estudiosos internacionais, metodologias colaborativas de pesquisa interculturais em contextos de Educação nos primeiros anos de vida, demonstrando como realizar pesquisas colaborativas entre culturas e investigar as nuances e dilemas nessa área. As experiências apresentadas consideram as possíveis implicações políticas e morais para todos os participantes em projetos de pesquisa intercultural, incluindo questões de raça, colonização, imigração, populações indígenas e muito mais.

VoC

No capítulo 10 da publicação: Intercultural collaborations in understanding and documenting the meaning of children’s rights through dialogue and vídeo (Vozes das crianças: colaborações interculturais na compreensão e documentação do significado dos direitos das crianças por meio de diálogos e vídeos), a equipe do GT de direitos das crianças do World Forum traz reflexões e encaminhamentos que emergiram do processo de captação dos depoimentos de crianças do Brasil (Salvador), Índia (Mumbai e Bangalore), Cingapura, África (Quênia) e EUA (Boulder e Colorado).

“O Voices of Children foi uma experiência riquíssima, não apenas porque reuniu estudiosos em crianças, e seus direitos, de diferentes partes do mundo, mas, sobretudo, porque colocou em diálogo esses estudiosos e os maiores especialistas em infância: as próprias crianças. O livro soma-se ao documentário e é mais um importante passo dado nessa jornada colaborativa, sistematizando nossa caminhada”, disse Ana Marcilio. A publicação está disponível para venda na internet em versão capa simples e capa dura.
O envolvimento da Avante no projeto (VoC) se deu por acreditar que para garantir e consolidar a participação infantil no Brasil, ou em qualquer lugar, é preciso aceitar e acolher o fato de que a formação do sujeito político tem que começar cedo, por meio da garantia de participação das crianças pequenas, seja na escola, na comunidade, na família, seja em qualquer lugar. 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo