Experiência com escuta de crianças entra na pauta do Colóquio de Educação Infantil

A Avante – Educação e Mobilização Social vai estar presente em mais uma discussão sobre Educação Infantil. Desta vez, a instituição vai participar do Colóquio de Educação Infantil – Práticas e Reflexões, no dia 16 de novembro, em Salvador. Organizado pela Santa Casa Bahia, o evento vai ser realizado no Cerimonial Rainha Leonor, no bairro de Nazaré, com o objetivo de criar um espaço para reflexões em torno do segmento por meio de discussões, palestras e minicursos sobre o tema.

Na ocasião, a organização será representada pela consultora associada Ana Oliva Marcilio, que participa da mesa de abertura, falando sobre a experiência com escuta de crianças que a instituição vem desenvolvendo há alguns anos. Com o tema “As vozes da criança”, Ana vai tratar não só da importância de se escutar as crianças, mas de se garantir a participação infantil nas políticas públicas e em assuntos que dizem respeito a elas.

Ancorando sua fala, Ana Oliva Marcilio apresentará o documentário Voices of children (VoC), um trabalho voluntário do GT on Children’s Right, do World Forum on Early Childhood Care and Education que, além de idealizar as escutas de crianças de diversas partes do mundo (Brasil, Cingapura, Estados Unidos, Índia e Quênia), buscou abordagens positivas para ouvi-las e produzir vídeos com/sobre elas, na perspectiva dos seus direitos. O GT é composto por ativistas mundiais da infância, como Ana Oliva Marcilio.

Além de Ana Oliva, o Colóquio de Educação Infantil terá, na mesa de abertura, a presença do Prof. Dr. Cipriano Luckesi, que vai falar sobre Avaliação na Educação Infantil, e a Profª Drª Rosemary Ramos, que vai tratar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo