Estudo sobre desigualdades na Escolarização no Brasil disponível na internet

Estudo sobre desigualdades na Escolarização no Brasil disponível na internetO Comitê Técnico do Observatório da Equidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) elabora o 5º Relatório de Observação – As desigualdades na Escolarização no Brasil e reúne informações que vão desde o ensino infantil ao profissionalizante, entre os anos de 2005 e 2012. O estudo apresenta a trajetória do setor por meio de diferentes indicadores.

O Comitê vem acompanhando educação sob o ponto de vista da equidade desde 2006. Os relatórios produzidos desde então mostram “problemas no acesso, permanência e desempenho educacional na alfabetização, na educação infantil, nos ensinos fundamental e médio, que evidenciam níveis de desigualdades que desfavorecem as populações da zona rural, os mais pobres, os pretos e os pardos”, conforme descrito na apresentação do documento.

A partir da atualização dos indicadores, que foram construídos tomando como base informações da PNAD/IBGE, do EducaCenso do INEP/MEC e de outras fontes oficiais, o Relatório revela avanços e identifica problemas recorrentes, indicando a manutenção de altos níveis de desigualdade.

O Comitê Técnico do Observatório é composto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Secretaria do CDES (Sedes). Vários organismos de governo e da sociedade civil participaram da elaboração do documento em cooperação com o Comitê.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo