Equipe

Grupo Gestor

O Grupo Gestor é formado pelas coordenadoras das duas Linhas de Formação da instituição: de Educadores e Tecnologias Educacionais; e para Mobilização e Controle Social; a coordenação do setor de ações estratégica, do setor administrativo e do financeiro; e pela coordenação do setor de comunicação.

Membros

ANA OLIVA MARCILIO – Consultora associada da Avante desde 2001 e coordenadora do setor de ações estratégica. Ao longo dos anos, Ana Oliva tem sido responsável pelos projetos de garantia de direitos das crianças, em especial escuta e participação, como: Foco na Infância, Infâncias em Rede e Primeira Infância Cidadã (PIC). Quando a Avante ocupou o papel de secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), no biênio 2011-13, ela foi assessora técnica da secretaria. Tem especial interesse nas políticas de proteção e nas possibilidades de integrar cultura e educação na mobilização, controle e proteção social. Ana Oliva Marcilio é Global Leader pela primeira infância 2014/15.

Ana é mestre em Educação e Justiça Social pela Universidade de Londres/Institute of Education (2010); Psicóloga formada pela Universidade Federal da Bahia (2002) e especializada em Psicologia Social pelo Núcleo de Psicologia Social da Bahia (2002).

RITA MARGARETE MOREIRA SANTOS – Consultora associada da Avante desde 2000, coordenadora da Linha de Formação de educadores e Tecnologias Educacionais e do setor administrativo. Ao longo desses anos na instituição, Rita coordenou a Rede de Leitura EMredando Leituras (2008 a 2012), foi consultora local do Instituto C&A (Programa Prazer em Ler), no Projeto de Formação de Voluntários (2003 a 2008), pela Avante. Participou, ainda, da comissão avaliadora do prêmio Itaú UNICEF (2009) e do Prêmio Professores do Brasil – MEC e Fundação Bunge (2008). Atuou como pesquisadora em âmbito nacional da pesquisa Redes de Aprendizagem: boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender, – MEC/UNICEF/UNDIME/INEP (2008). Coordenou e participou da elaboração de material e da realização da formação de coordenadores do Programa Nossa Rede Educação Infantil. Participou da elaboração de materiais relacionados à Educação Infantil para o programa Paralapracá, projeto no qual atua como coordenadora de formação.

Rita é mestra em Educação e Contemporaneidade (2010) e pós-graduada em “Leitura e Linguagem” pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), graduada em pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia.

CAROLINA DUARTE – Consultora associada da Avante desde 2012 e coordenadora do setor financeiro da instituição. Carol vem atuando em projetos de formação e qualificação profissional da instituição, em especial de grupos e empreendimentos de Economia Solidária. Coordena o IPA – a força da mulher empreendedora (SETRE) e o projeto Comunidades de Aprendizagem, em parceria com o Instituto Natura.

Carol é psicóloga pela Universidade Federal da Bahia (2004), é especialista em Educação (Didática do Ensino Superior- Unibahia), e psicoterapeuta (Análise Bioenergética – Instituto Internacional de Analise Bioenergética).

IVANNA CASTRO – Consultora associada da Avante desde 2009, coordena a Linha de Formação para Mobilização e Controle Social e as ações de Aprendizagem Organizacional da instituição. Iniciou sua atuação na Avante com projetos com foco na juventude, sendo membro no biênio 2010/2011 do Conselho Estadual de Juventude da Bahia (CEJUVE).  Ao longo dos anos Ivanna passou a integrar projetos voltados aos direitos das crianças e dos adolescentes, em especial o Balcão de atendimento psicossocial. Atualmente coordena o projeto Estação Subúrbio – nos trilhos dos direitos, que visa à redução da violência comunitária urbana, sobretudo de crianças e adolescentes, nos bairros de Plataforma e Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Ivanna é psicóloga graduada pela Universidade Salvador – UNIFACS (2008), especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pala Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Psicologia Social (Faculdade São Bento – 2011). 

Coordenação do Setor de Comunicação e Memória

ANDRÉA FERNANDES – Na Avante desde julho de 2012 e consultora associada desde 2016, implementou e atua como coordenadora do setor de comunicação. Coordena a comunicação do Programa Paralapracá e as ações de rede e advocacy da instituição. Graduou-se em Comunicação Social – jornalismo pela UFBA e possui larga experiência em jornalismo, educomunicação, como vídeo maker e coordenação de projetos na área social. Implantou e fez a coordenação pedagógica do Polo Regional Nordeste, da Rede de Formação para Inclusão Digital – Programa Telecentros.BR – uma política pública de inclusão digital do Governo Federal, executado regionalmente pela UNEB. Implantou e coordenou o Núcleo de Produção Kabum! Novos Produtores, um projeto do Instituto Oi, executado em Salvador pela Cipó – Comunicação Interativa.

Núcleo Administrativo-Financeiro

Marcos Coelho (Gerente Financeiro)

Diana Chagas (Gerente Administrativa)

Jane Ferreira Dias (Secretária)

Rita Margarete Moreira Santos (Coordenadora do Administrativo)

Carolina Duarte (Coordenadora do Financeiro)

Maria de Lourdes da Silva Paranhos (Serviços Gerais)

Assessoria de Comunicação

Andréa Fernandes (coordenadora)

Juliana Barreto (assessora de comunicação)

Donminique Azevedo (redatora do programa Paralapracá)

Paula Souza (Estagiária)

Thaís Santos (Designer)

Consultores Associados

Andréa Oliveira

Fernanda Pondé

Glaucia Lara Borja

José Humberto Silva

Judite Amélia Lago Dultra

Lilian Galvão

Mônica Sâmia

Sonia Bandeira

Assistentes de projetos

Sandra Andrade

Jilmara dos Santos de Jesus

Diana da Hora (Estagiária)

Presidente   

Maria Thereza Marcilio, consultora associada e fundadora da Avante

Vice-Presidente

Ana Luiza Buratto, consultora associada e fundadora da Avante

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é composto por 3 (três) membros, com mandato de 2 (dois) anos, que têm como função: realizar acompanhamento, fiscalização e análise financeira das contas e atividades da Associação, bem como opinar sobre os relatórios de desempenho financeiro e contábil, e sobre as operações patrimoniais realizadas, emitindo, caso necessário, pareceres para os organismos superiores da entidade.

Membros

José Antônio Vasquez de Carvalho

William Moura Santos

Jorge Abel Cunha

Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo é composto por até 10 (dez) membros, dentre pessoas de reconhecido conceito na área de atuação da Associação, com mandato de 4 (quatro) anos, podendo até dois terços dos seus membros serem reeleitos por igual período. Os conselheiros consultivos têm como função: contribuir para a formulação de orientações estratégicas da Associação, para a divulgação e a disseminação das ações junto à sociedade em geral; colaborar na análise da performance institucional e dar parecer sobre o relatório de atividades da Associação.

Membros

Edivaldo Boaventura

Ordep Serra

Paulo Lima

Renato Novis

Roberto Oliva

Roberto Santos