Notícias

Equipe do VoC prossegue com oficinas na Índia para escuta das crianças em prol de seus direitos

17/02/16 14:39 - Notícias

17 de fevereiro de 2016

Equipe do VoC prossegue com oficinas na Índia para escuta das crianças em prol de seus direitosO segundo dia de oficinas para realização do documentário Voices of Children – VoC aconteceu na escola Muktangan, também em Mumbai (Índia). Criada pelo casal Sunil e Lisabeth, a escola surgiu como uma alternativa para o enfrentamento ao desafio da falta de oferta de educação infantil pública e gratuita na Índia. Sunil e LIsabeth formaram professores na comunidade, desenvolveram o currículo e ofertaram o serviço gratuitamente. Do sucesso do trabalho veio a parceria com o poder público.

Hoje existem 07 centros do Muktangan school em Mumbai. “O governo gostaria que eles seguissem atendendo mais e mais crianças, mas não é essa a luta, a ideia é que a Educação Infantil se torne política pública e alcance todas as crianças”, conta Ana Oliva, consultora associada da Avante Educação e Mobilização Social, que integra a equipe de filmagem do documentário, cuja proposta é conectar as falas dos participantes (crianças de diversas partes do mundo), sempre na perspectiva da garantia de seus direitos.

“Hoje o dia foi um presente: retornar a Muktangan School, (lugar já visitado por Ana Oliva em 2014). Estaremos lá nos próximos dias conversando com as crianças sobre seus direitos. Alegria imensa estar com essa turminha”, comemora Ana. Ao longo do mês de Fevereiro acontecerão encontros formativos (oficinas) de Vídeo Mobile no continente asiático. Serão três oficinas, duas na Índia (Mumbai e Banglaore) e uma última em Cingapura.

As oficinas serão voltadas para oferecer uma abordagem estética, metodológica e ferramentas práticas para que as crianças participem do documentário. Elas aprenderão a produzir vídeos utilizando a tecnologia que têm em mãos, na maioria das vezes, aparelhos móveis. O projeto busca abordagens positivas para ouvir as crianças e produzir vídeos com/sobre elas. O produto da ação será o documentário: Voices of Children – VoC, iniciativa do GT Children’s Rights, da World Forum Foundation. Todas as ações da viagem foram pensadas e planejadas no interior do grupo.