logo_Prancheta 45

Encontro de Global Leaders é registrado em vídeo pela COMOVA

O clima leve e produtivo que prevaleceu no encontro de 16 “advogados” da primeira infância das Américas, que aconteceu em Salvador (BA), unindo oito nações para compartilhar ideias, experiências e projetos foi registrado no documentário “Encontro regional de Global Leaders das Américas em Salvador” (Global Leaders for Early Childhood regional meeting in Salvador). O audiovisual, que foi realizado pela equipe da produtora COMOVA, da qual Gustavo Amora, um dos ex Global Leaders presente ao encontro, faz parte, já alcançou mais de 5 mil pessoas no facebook da Avante, vem sendo compartilhado pelas instituições parceiras da Rede Nacional Primeira Infância e foi publicado na página do World Fórum Fundation.

Em entrevista, Gustavo  Amora fala sobre a produção do vídeo e sua participação no Seminário dos Global Leaders.

Avante: Qual o objetivo do vídeo?

Gustavo Amora: Essa pergunta é importante porque na COMOVA nós decidimos que a gente nunca vai fazer um vídeo sem antes ter essa pergunta respondida. Não importa o cliente, não importa o orçamento. Se nós não conseguirmos responder essa pergunta, nós não fazemos. E olha que nós temos perdido muitos trabalhos por conta disso. Porque às vezes alguns slides resolvem, um bom texto resolve, uma série de fotos resolve.

Mas nesse caso específico, a gente sabia que havia um propósito nesse vídeo. E o propósito é comunicar o sentimento do que é ser um Global Leader e o impacto disso na vida das pessoas. Você pode notar que é um vídeo com muito menos argumentos e muito mais imagens sobre as pessoas, sua interação e o clima bom que é ser um Global Leader. Se você termina de assistir esse vídeo com um sentimento bom, nós cumprimos nosso objetivo.

Avante: O que você achou do evento?

Gustavo Amora: Eu e Maria Thereza estamos dentro de um seleto grupo de Global Leaders que mesmo após o término do seu projeto, continuam participando ativamente do grupo e envolvendo outras pessoas. Eu, particularmente, tive minha vida transformada após o projeto. Então eu sempre gosto de me encontrar com os Global Leaders e mostrar os produtos dessa transformação. E nessa última edição do evento eu tive a oportunidade de mostrar para o grupo o documentário da COMOVA – Ninguém Nasce no Paraíso [sobre a situação de violação de direitos das mulheres grávidas na ilha de Fernando de Noronha quando estão prestes a dar à luz]. Além disso, é sempre um grande prazer encontrar os novos participantes, que estão concluindo seus projetos, e poder ver o brilho nos seus olhos. Faz a gente voltar no tempo.

Avante: Quem teve a ideia de fazer o vídeo?

Gustavo Amora: A Maria Thereza Marcilio [gestora institucional da Avante] é uma pessoa que no mundo da tecnologia a gente chama de early adopter, ou seja, uma pessoa que tem essa capacidade de ver as novidades e assimilar rapidamente para suas práticas cotidianas. Então, desde quando eu comecei a trabalhar com audiovisual, ela sempre abriu várias portas, pois mesmo sabendo que o meu trabalho era embrionário, ela conseguiu enxergar o potencial para o trabalho de advocacy da Rede Nacional Primeira Infância [RNPI] e para a Avante. E agora que eu consegui estruturar um trabalho de advocacy com audiovisual, a Avante é sem dúvida a parceira número 1 da COMOVA.

Avante: Como foi participar do evento e dirigir o vídeo ao mesmo tempo?

Gustavo Amora: Eu tinha minha equipe comigo, Marcílio Gomide e Renato Perotto, dois caras sensacionais que já estão afinados com esse tipo de trabalho. E já saímos de Brasília sabendo o que iríamos buscar lá, então o trabalho foi tranquilo. O que causa mais estranhamento é nas pessoas que estão participando. Normalmente elas tendem a ver as equipes de comunicação como pessoas de fora do contexto das atividades, então até você mostrar que você veio na reunião para filmar, mas também para participar, causa algum estranhamento. Eu já entendo isso, então eu espero a melhor hora e pulo dentro dos debates para contribuir.

Avante: Quando você foi Global Leader?

Gustavo Amora: Em 2009. De lá pra cá, eu e Maria Thereza (atualmente, coordenadora do grupo de Global Leaders da América Latina), mesmo como ex-global leaders, fomos em todos os Fórum Mundial sobre Cuidados e Educação na Primeira Infância.

Avante: Qual foi o seu projeto como Global Leader?

Gustavo Amora: Meu projeto, realizado em 2009, foi um livro que organizei junto com a Maria Thereza. O nome é Primeira Infância em Primeiro Lugar: Experiências e Estratégias de Advocacy. O projeto inspirou Ana Oliva Marcílio, consultora associada da Avante; Moana Van de Beuque, do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP); e Gabriela Pluciennik, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) em seu projeto apresentado no evento de Salvador. As três produziram uma publicação sobre redes de advocacy para a primeira infância, que foi elaborada com o intuito de divulgar a existência desse tipo de articulação e a importância dessas redes como instrumento de advocacy, seus desafios e possibilidades. Segundo Ana, a ideia surgiu também como uma forma de dar sequência à nossa publicação.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo