EMredando – Amigos da Comunicação

 

Formado por integrantes da Rede Emredando Leituras, o Grupo Amigos da Comunicação surgiu como uma forma de gestão compartilhada da comunicação. “Percebemos que não era interessante concentrar as atividades de comunicação da Rede em apenas uma ou duas pessoas, pois isso fazia com que o processo perdesse seu dinamismo, ia contra o compartilhamento de conhecimentos e não contribuía para a sensação de pertencimento dos integrantes”, explica Adriana Carolinne, estagiária de comunicação responsável por orientar o grupo desde o planejamento até a etapa operacional.
O Grupo foi criado para garantir a democratização e o funcionamento horizontalizado, típico da estrutura de rede. Como a participação de mais de 30 pessoas nos processos da comunicação é inviável, foi formado um grupo com 12 pessoas para discutir, rascunhar e cria propostas que são apresentadas para todos os integrantes para aprovação. Só então parte-se para a operacionalização das propostas.
A estratégia foi desenvolvida pela Avante – Educação e Mobilização Social, instituição responsável pela articulação e mobilização da Rede EMredando Leituras e pela formação dos seus integrantes. Os Amigos da Comunicação se reúnem quinzenalmente para planejar a comunicação da Rede e para oficinas de capacitação. As oficinas são temáticas e atendem às demandas dos integrantes do Grupo e das atividades que estão sendo desenvolvidas. “O Grupo também cumpre o papel de formar os integrantes da Rede para que eles apliquem os conhecimentos construídos nas suas instituições de origem”, diz Rita Margarete, articuladora e mobilizadora da Rede e consultora associada da Avante.
A ação já vem apresentando resultados positivos. No que se refere a gestão da comunicação da Rede,  já foi criada uma página no Facebook, o layout do blog da Rede foi atualizado e uma coluna foi criada: EMredando Nossas Leituras, que oferece uma dica de leitura toda quinta-feira. Além disso, a conta do Twitter da Rede foi reativada e seu mailing de contatos está sendo revisado. Com relação à formação dos integrantes do Grupo, já aconteceram quatro encontros de capacitação. Sobre um dos encontros, que abordou a escrita jornalística e técnicas para escrita de notícias, Rodrigo Pita, coordenador da Biblioteca Comunitária do Calabar, comentou: “foi muito massa, deu pra aprender umas coisas essenciais.”.
Facebook
http://www.facebook.com/pages/Rede-EMredando-Leituras/406660642733505
Blog
http://emredandoleitura.blogspot.com.br
Twitter
http://twitter.com/EMredando
 

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo