Em assembleia Avante reafirma o modelo de gestão compartilhada

Assembleia
A Avante – Educação e Mobilização Social, ao longo dos seus quase 20 anos, tem buscado um modelo de gestão que contemple os diversos saberes, competências e olhares de seus associados.  Em 2011 a instituição chegou a um modelo que tem garantido a participação de integrantes estratégicos nas decisões institucionais por meio de um Conselho Técnico formado pela gestão institucional, a gestão administrativa – financeira, os coordenadores das quatro linhas de atuação, o coordenador da aprendizagem organizacional e espaço garantido para assessoria da comunicação. Na assembleia deste ano, a Avante conquistou avanços neste modelo e realizou algumas mudanças estratégicas. “Este é um momento muito importante, pois é o momento em que reunimos todos os associados apresentamos propostas, definimos estratégias, a execução, o operacional e ainda apresentamos novas propostas para gerenciamento da Avante”, lembra Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante.
A coragem de mudar para melhor atuar
A partir de 2014 a instituição atuará em três Linhas de Formação, ao invés de quatro: de Educadores e Tecnologias Educacionais, para o Trabalho e para Mobilização e Controle Social.  A Linha de Formação de Agente Culturais será acolhida por todas as demais linhas de forma transversal. “Como todos os projetos da Avante tem um componente cultural e dialogam com os saberes e fazeres dos públicos alvos pensamos que fortalecer este componente é tarefa e responsabilidade de todos”, pontua Maria Thereza.
A instituição também toma a decisão coletiva de amadurecer o modelo adotado há cerca de três anos e propõem um Grupo Gestor, que prossegue assessorado pelo Setor de Comunicação. O Grupo é  formado por uma gestão estratégica integrada pelas coordenações: Institucional, Administrativa – financeira e de Projetos, e uma gestão executiva integrada pelas coordenações das três Linhas de Atuação. Este grupo será responsável pelas decisões da instituição. Maria Thereza acredita que a flexibilidade e agilidade necessárias para ajustar a gestão aos diferentes contextos com soluções nascidas da reflexão sobre a ação e desempenho é um dos fatores da permanência e crescimento da instituição.
Durante o evento houve eleição para a coordenação das Linhas de Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais e para a Linha de Formação de Mobilização e Controle Social. Foram eleitas também as pessoas que assumirão a Gestão de Projetos e a Gestão Institucional.  Já atuando sob a direção desta nova proposta o Grupo Gestor irá amadurecer este novo modelo de atuação compartilhada.
Uma assembleia que acolhe diversos olhares
Este ano a assembleia Avante inovou e abriu espaço para todo o seu quadro de colaboradores. “É um momento muito importante para a escuta, principalmente este ano que inovamos em várias frentes e ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. Primeiro incluímos a participação de toda a equipe da comunicação e do administrativo, assistentes de projetos, secretária e auxiliar de serviços gerais”, comemora Maria Thereza Marcilio. Em anos anteriores participavam da assembleia apenas os consultores associados e a coordenação da assessoria de comunicação.  O objetivo da mudança foi alinhar conhecimento e olhares sobre a atuação da instituição na busca pelo alcance da sua missão, desenhar coletivamente um panorama dos acontecimentos, conquistas e realizações de 2013 e tornar a equipe ainda mais coesa.
A segunda, mas não menos importante inovação pontuada pela gestora da Avante foi a forma mais dinâmica de fazer a retrospectiva avaliativa da atuação das Linhas e setores da instituição. “Dessa forma conseguimos dialogar mais e entender o sentimento de todos que fazem parte do dia a dia de cada Linha de Atuação e de cada projeto”, disse.
A Assembleia também foi marcada pela despedida de algumas associadas da Linha de  Formação de Educadores e Tecnologias Sociais: Carla Chaves, Monica Loyola e Luciana Dias e da Linha de  Formação de para o Trabalho, Andréa Luz, que contribuíram para o crescimento da Avante e agora irão alçar novos voos em suas vidas pessoais e profissionais.
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo