Educação Infantil no ensino superior

O texto Formação de Profissionais de Educação Infantil no Ensino Superior é uma reflexão acerca das contribuições das pesquisas científicas para se repensar a formação dos profissionais de Educação Infantil. A pesquisa de Gicelma de Oliveira Cavalcante e Lenira Haddad traça um panorama de como o tema foi abordado em textos científicos, revelando conclusões e conflitos teóricos num recorte temporal que começa nos anos 80 e vem até os dias atuais.

Para se ter uma ideia da importância do debate acadêmico do tema, basta citar que o assunto chegou à Câmara dos Deputados. A casa do legislativo analisa o projeto de lei (PL 8130/14) que pretende assegurar a presença de professores com qualificação mínima para o exercício da profissão na educação básica da rede pública de ensino.

O texto inclui no rol dos padrões mínimos de qualidade de ensino, estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9.394/96), a presença de docentes qualificados, que passam a ser considerados indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem. A proposta está para ser analisada, em regime de prioridade, pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, deverá ser votada no Plenário.

Para saber mais sobre a formação desses profissionais, a Avante indica a leitura do texto, que pode ser acessado aqui.

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