É Dia de Feira Solidária desperta curiosidade no ambiente acadêmico

Na última sexta, 08 de agosto, a Avante, por meio da Linha de Mobilização para o Trabalho, apresentou a experiência do projeto É Dia de Feira Solidária no III Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social do Nordeste (EREDS). O evento, que aconteceu na Escola Politécnica da UFBA durante os dias 7, 8 e 9 de agosto, foi uma oportunidade de levar o projeto para o ambiente acadêmico e estabelecer o diálogo entre a teoria e a prática. Após as apresentações aconteceu um debate entre os expositores e o público, composto por estudantes de graduação de Salvador e outras regiões, como o Cariri, quando foram tiradas algumas dúvidas. A maior curiosidade do público presente foi a respeito dos desafios enfrentados pela  Avante para conseguir entrar e dialogar com a comunidade da Feira de São Joaquim.

Para responder, Adriana Carolinne, assessora de comunicação do projeto É Dia de Feira Solidária, que apresentou a experiência no evento, esclareceu que o diálogo que a Avante estabelece com qualquer comunidade tem como premissa um dos princípios da economia solidária: o respeito ao saber local. O interesse em conhecer a CooperFeira Novo Sabor foi grande e contatos dos cooperados foram divulgados para que o público possa agendar uma visita ao empreendimento. A experiência do É Dia de Feira Solidária, que fomenta a formação de um empreendimento de economia solidária dentro da Feira de São Joaquim, fez parte do eixo temático do evento chamado “Economia Solidária”. Nesse eixo, o projeto foi o único a ser apresentado em formato pôster (banner).

Dentre as experiências apresentadas junto com a da Avante esteve a da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA), que expôs sua experiência com bancos comunitários.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo