Diagnóstico de participação da Avante oferece subsídios para melhoria da Educação em Paulista (PE)

“O que eu gostei desse trabalho é que eles falaram a verdade, eles ouviram a gente e estão sendo sinceros”, disse Tainá do Carmo, 13 anos, estudante da escola Cônego Costa Carvalho, uma das pesquisadas pela Avante – Educação e Mobilização, para levantamento dos dados apresentados no dia 31 (julho), em Paulista (PE), durante o Seminário de devolutiva do diagnóstico, do Programa Melhoria da Educação: tecnologia relação escola – família – comunidade. A Avante analisou a participação da comunidade escolar em duas instituições da Rede Municipal de Paulista: a Escola Cônego Costa Carvalho, que atende da pré-escola ao Ensino Fundamental II e o CEMEDI Tio Roberto, que atende apenas a Educação Infantil. A iniciativa responde à primeira fase de desenvolvimento da Tecnologia, uma parceria da Fundação Itaú Social, com a Avante.

A devolutiva foi apresentada para a equipe técnica da secretaria de educação de Paulista (SEMEP), gestores, supervisores, representações de Conselhos, estudantes e famílias, e contou com a presença do secretário de educação, Carlos Junior, que ressaltou a vontade do munícipio em buscar a integração da escola com seu entorno. O secretário destacou, inclusive, a existência de uma equipe de articulação comunitária na SEMEP, que atua com o objetivo de colaborar com a criação de vínculos: “a comunidade não deve participar apenas no sentido de ir lá e ouvir, mas de se engajar de fato”, afirmou.

Um dos principais pontos observados no diagnóstico foi a prevalência de um nível básico de participação, chamado de “participação de presença”, considerando os estudantes, professores, outros trabalhadores da educação, as famílias e comunidade do entorno, com a centralização de responsabilidade na gestora da escola. A vice-presidente da Avante e coordenadora geral do projeto, Ana Luiza Buratto, falou, durante o evento, sobre o desafio de sensibilizar e mobilizar para criação de vínculos com as instituições de ensino – “não somos mobilizados apenas pela razão, mas sim pela emoção, precisamos tocar esses atores sociais que interagem com a escola, para que sintam a escola como um bem coletivo, de toda a comunidade, não só dos alunos e suas famílias”, disse.

Para Clécia Kelly Santos, gestora do CEMEDI Tio Roberto, o projeto “trouxe um alento e um direcionamento ao nosso trabalho”. A educadora falou sobre sua expectativa em relação aos resultados apresentados no Diagnóstico: “nós abrimos nossa realidade com toda transparência, porque acreditamos em uma gestão democrática. Sabemos que esse resultado demonstra que o trabalho está só começando”, disse.

O Programa Melhoria da Educação, da Fundação Itaú Social está presente no Nordeste com seis tecnologias. A gestora de território da Fundação, Roma Júlia, destaca que a parceria deve permear todos os níveis, dentro da comunidade, entre as pessoas, mas também entre as instituições. “É um processo coletivo entre o Itaú Social, a Avante, a Secretária de Educação. Juntos podemos dar os primeiros passos para uma melhoria da Educação em Paulista”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo