Cultura e Infância será tema do IX ENECULT

Salvador (BA) – Pela primeira vez Cultura e Infância: saberes e práticas será tema de mesa de discussão no Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Monica Samia, coordenadora da Linha de Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais da Avante foi uma dentre as três convidadas para discutir este tema. Mônica representará o projeto Paralapracá, do Programa Educação Infantil do Instituto C&A, executado em parceira técnica com a Avante.

O IX ENECULT vai acontecer entre os dias 11 e 13 (outubro) e tem como objetivo realizar palestras e mesas redondas, promover a interlocução entre centenas de pesquisadores, professores, estudantes universitários e profissionais vinculados ao campo cultural, através da exposição de estudos em cultura realizados no país e na Ibero-América, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Clarissa Braga, coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura  (CULT), professora adjunta do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos  (IHAC) da UFBA e professora pesquisadora do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) é a responsável por trazer esse tema para o evento. A ideia dessa mesa surgiu este ano após criação do Grupo de Trabalho (GT) Cultura e Infância, do qual Clarissa é coordenadora. A mesa tem como objetivo reunir pesquisadores que desenvolvam projetos sobre a cultura na e da infância; a interlocução dos diversos saberes e das práticas culturais na formação da criança; jogos, brincadeiras e práticas infantis que contribuam para a formação do sujeito; registros orais, visuais e audiovisuais, seus significados e a dinâmica social e cultural, tendo a criança como protagonista.
 
Programação infantil no IX ENECULT

O IX ENECULT terá uma programação específica para acolher a infância. Enquanto os adultos discutem um tema de total interesse das crianças pequenas, elas participam de oficinas de brinquedos, exercitam a curiosidade na Instalação de brinquedos, do Prof. Adelson Fernandes Murta Filho e curtem o lançamento do seu livro Barangandão Natureza (Zerinho, 2013), que apresenta 36 brinquedos inventados  por meninas e pelos meninos em convivência com a natureza do Brasil e ensina a construí-los passo a passo.
 
Para saber mais detalhes da programação acesse: http://www.cult.ufba.br/enecult/?page_id=62
 
Paralapracá

O Paralapracá é um projeto do programa Educação Infantil do Instituto C&A, idealizado, realizado e monitorado pela Avante que visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças por meio de duas linhas de ação complementares e articuladas: formação continuada de profissionais e acesso a materiais de qualidade, tanto para as crianças quanto para os educadores.
O novo ciclo do projeto terá duração de 2013 a 2016, envolvendo os municípios de Camaçari (BA), Olinda (PE), Maceió (AL), Maracanaú (CE) e Natal (RN) e atenderá mais de 20 mil crianças. O Ciclo I do projeto aconteceu entre 2010 e 2012 e atendeu mais de 18 mil crianças em cinco municípios Feira de Santana (BA), Caucaia (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Teresina (PI) e Campina Grande (PB).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo