Criadora do Design for Change, Kiran Sethi, é premiada por seu trabalho com crianças e adolescentes

Kiran Sethi, mentora da Riverside School – instituição visitada pela Avante – Educação e Mobilização Social em 2013 (EduRetreat) e 2014 (Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional na Índia), receberá uma importante premiação e foi indicada a outra por seu trabalho com crianças e adolescentes em Ahmedabad (Índia) e por sua influência em diversas partes do mundo. Ela receberá, ainda este ano (13 de outubro), o Asia Game Changer Award 2015, em uma cerimônia que acontecerá em Nova Iorque. E concorre, ainda, ao The Global Teacher Prize, da qual é uma das dez finalistas após concorrer com 1300 inscritos, de 127 países. O reconhecimento vem pelos resultados obtidos com seu trabalho na instituição da qual é fundadora e diretora.

“O que mais me impressionou em Kiran, quando a conheci na visita à Riverside School, foi a forma como ela nos falou do Design for Change [metodologia utilizada na instituição]. Ela tem um entusiasmo, um brilho nos olhos e uma tamanha crença no que faz que nos impactava só em ouvi-la argumentar sobre a força dessa ideia”, conta Ana Luiza Buratto, consultora associada da Avante que esteve na Riverside School nas duas ocasiões em que a instituição foi àÍndia (2013 e 2014). “No primeiro ano, ela nos apresentou toda a base ideológica do projeto, que é inspirada no ideário de Gandhi, cujo ashram [local tranquilo e retirado usado para fins espirituais] é sediado na mesma cidade da escola – Ahmedabad”, conta Ana Luiza, referindo-se à famosa frase do advogado e pacifista indiano: “Você deve ser a mudança que você quer para o mundo”.

Riverside School

A Riverside School trabalha com a metodologia do Design for Change, criada por Kiran em 2006, que por sua vez tem como base quatro imaginários convocantes: sentir, imaginar, fazer e compartilhar. Em suas próprias palavras no TED Talk Coference, o Design for Change é “um laboratório para protótipos e refinamento de processos de design que possam, conscientemente, infectar a mente com o vírus do ‘eu posso’”. Assim, a escola encoraja e instrumentaliza crianças e adolescentes a transformar suas realidades a partir da identificação de um problema que as aflige e que gostariam de resolver. Elas desenvolvem uma ideia de como a situação poderia melhorar e escolhem a opção que lhes pareça mais promissora para executar.

A Riverside hoje está entre as dez melhores escolas da Índia, em termos acadêmicos. Mas dispara na frente quando o assunto é desenvolver habilidades socioemocionais como empatia, o trabalho em equipe e transformação social.

Kiran Sethi é também empreendora social da rede Ashoka, recebeu os prêmios INDEX: Design that Improves Life (2011) e The Rockefeller Foundations Young Innovator Award (2012), ambos reconhecendo os resultados obtidos com o Design for Change.

Premiações

O The Global Teacher Prize foi lançado em 2014 pela Varkey Foundation e já é um dos prêmios mais importantes do mundo na área, considerado o “Prêmio Nobel da Educação”. A premiação foi criada com o intuito de valorizar o status da profissão de ensinar e busca reconhecer os professores que inspiram seus alunos e a comunidade ao seu redor. De acordo com o site da premiação, a Fundação acredita que educadores vibrantes despertam e dão suporte ao potencial dos jovens. “O status dos professores na nossa cultura é a chave para o futuro global”.

O vencedor será anunciado no Global Education & Skill Forum, que acontecerá em 16 de março de 2016, em Dubai.

O Asia Game Changer Awards também foi criado em 2014 com o intuito de identificar e homenagear líderes que têm dado contribuições positiva para o futuro da Ásia. A premiação é anual e é direcionada a indivíduos, organizações, e movimentos que tenham inspirado e mostrado verdadeira liderança em áreas que refletem os pilares fundamentais da sociedade asiática na política e nos negócios, nas artes, na cultura e na educação. Os vencedores da premiação individual são denominados de Asia Game Changer of the Year.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo