CooperFeira visita produção da Tempo de Viver

Integrantes da CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim voltam a se encontrar com os cooperados da Tempo de Viver, empreendimento solidário sediado na Ilha de Vera Cruz, para tirar dúvidas sobre a produção de biscoitos. “Agora fomos aprender os macetes, as manhas da produção”, explica a cooperada Carmem Lúcia dos Santos.

Os cooperados dos dois empreendimentos se conheceram no início do ano (2014) quando a cooperativa Tempo de Viver ministrou um curso de biscoitos para a CooperFeira. Logo após o primeiro intercâmbio entre as duas iniciativas, a cooperativa da Feira de São Joaquim iniciou a comercialização de biscoitos de goiaba, queijo, pizza e de sequilho doce, mas durante esse processo surgiram algumas dúvidas sobre a produção desses alimentos e o grupo avaliou a necessidade de um novo momento com a Tempo de Viver para saná-las.

Se no primeiro encontro uma das cooperadas da Tempo de Viver veio à sede da CooperFeira em Salvador para ministrar o curso, desta vez os integrantes da cooperativa da Feira de São Joaquim foram até a sede do empreendimento na Ilha de Vera Cruz e conheceram a estrutura da parceira. Foi possível acompanhar a produção de fornalhas de biscoitos e tirar as dúvidas remanescentes para aperfeiçoamento do trabalho. “Cada uma de nós sentou junto com uma colega da Ilha e fomos fazendo os biscoitos juntas, passo a passo. Então fomos entendendo porque ás vezes nossa massa ficava esfarelando ou porque o sequilho ficava quebrando no final. Foi uma oportunidade para aperfeiçoar nossa produção”, conta a cooperada de São Joaquim, Rita de Cássia dos Anjos.

Os intercâmbios entre grupos produtivos solidários são uma prática comum no movimento da Economia Solidária que vem sendo explorado pela CooperFeira desde sua criação. Eles acontecem a partir das articulações feitas pelo empreendimento no Fórum Metropolitano de Economia Solidária ou pelo projeto É Dia de Feira Solidária, executado pela Avante – Educação e Mobilização Social para fomentar e apoiar a cooperativa, com a parceria da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE). Para a cooperada Cileda Maria dos Santos os intercâmbios são muito produtivos, “Jacy, da Tempo de Viver, já tem 8 anos no ramo de biscoitos. Ela é um exemplo pra gente e nós aprendemos muito com ela.”

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo