CooperFeira passa por capacitações técnicas e inicia produção

Após dar saída à primeira produção do grupo de cooperados – as bolinhas de Jenipapo, a cooperativa de alimentos da Feira de São Joaquim – CooperFeira Novo Sabor, inicia a produção de sequilhos e salgadinhos. A iniciativa da capacitação em produção de biscoitos é resultado de um compartilhamento de saberes realizado por outro empreendimento solidário – Tempo de viver, da Ilha de Vera Cruz.

“A professora é bem paciente e perfeccionista. Ela vai ensinando com calma, respeitando os tempos de cada um”, conta a cooperada Carmem Lúcia dos Santos, após o primeiro dia do curso. A ação compõe o ciclo de capacitações técnicas do projeto É Dia de Feira Solidária, que fomenta e apoia a CooperFeira desde sua criação. O projeto é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

O ciclo de capacitações técnicas teve início em fevereiro com o curso introdutório intitulado Higiene de Processos e Manipulação de Alimentos, ministrado por Graça Wanderley, nutricionista do projeto. “Agora, após o lançamento da cooperativa, os cursos passam a ser mais especializados, com o objetivo de expandir o mix de produtos. Após o atual curso de biscoitos, terá início o curso de frutas desidratadas e semi cristalizadas.” explica Fabiane Brazileiro, coordenadora do projeto É Dia de Feira Solidária. Todas as capacitações são acompanhadas por Graça Wanderley e são pautadas no estudo de viabilidade sócio econômica, orientado por Luciene Cruz de Andrade, especialista na área. “Trazer a prática da produção para o estudo de viabilidade econômica faz com que ele fique mais concreto. Os cooperados produzem e depois trazem os dados reais dessa produção para o estudo: quantidade de matéria prima utilizada, maquinário empregado e quantidade de pessoas envolvidas na produção. Assim calculamos os custos e o rendimento de cada tipo de produção”, explica Luciene.

Devido a esse trabalho conjunto entre a produção e o estudo de viabilidade, a CooperFeira já tem condições de comercializar aquilo que produz durante os cursos. Parte da produção das bolinhas de Jenipapo, oferecidas para degustação durante o evento de lançamento do empreendimento, foi comercializada e o faturamento da venda serviu para pagar a primeira conta de luz da cooperativa. O mesmo está acontecendo com os sequilhos. “No dia que fizemos já saímos pela Feira vendendo”, conta a cooperada Ana Célia dos Santos. Os sequilhos açucarados, de queijo e de goiaba estão sendo comercializados na sede da CooperFeira Novo Sabor, localizada na Feira de São Joaquim, na rua do Muro.O pote pequeno custa R$1,50.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo