CooperFeira Novo Sabor homenageia doadores de refugos

CooperFeira Novo Sabor homenageia doadores de refugosFeirantes que contribuem diariamente com a doação de refugos para a CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim foram homenageados pelos cooperados, que os convidaram para conhecer sua sede e fazer um lanche. Na oportunidade, os doadores conheceram os produtos desidratados que são feitos com suas doações. “A contribuição desses colegas feirantes é muito importante porque os produtos que comercializamos são produzidos a partir desses refugos. E eles nos acolhem mesmo quando estão atendendo clientes, nós temos que agradecer por isso”, explica a cooperada Jandira dos Santos.

Durante o lanche os cooperados leram uma carta de agradecimento e presentearam os colegas doadores com um certificado que os reconhece como Feirantes Solidários – aqueles que doam refugos e transformam em trabalho o que viraria lixo. Os Feirantes Solidários levaram produtos desidratados (cenoura, tempero verde e frutas) para degustar em casa.

Alguns doadores não puderam comparecer ao encontro devido a suas dinâmicas de trabalho na feira. Por prever isso, os cooperados instituíram que esse momento de confraternização acontecerá todo mês. “Esse momento também é um espaço para esclarecer as dúvidas dos doadores sobre quais frutas podem ser doadas, em qual estado elas devem estar etc.”, explica Kátia Santos, responsável pela gestão de cooperativismo do projeto É Dia de Feira Solidária.

Desde o início do ano os cooperados estreitam relações com a comunidade da Feira de São Joaquim, mobilizando-a para a doação dos refugos – produtos que perderam valor de comércio por estarem amassados ou maduros demais, mas que podem ser beneficiados e transformados em novos produtos.

Essa mobilização conta com o apoio do projeto É Dia de Feira Solidária, executado pela Avante – Educação e Mobilização Social para fomentar e apoiar a CooperFeira Novo Sabor. O projeto acontece em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes de Salvador (SETRE).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo