CooperFeira inicia comercialização e constrói capital de giro

Após primeiras capacitações técnicas, a CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de são Joaquim dá início a comercialização de produtos alimentícios. A oferta, ainda em fase inicial, já conta com a demanda por parte dos clientes, em especial pelas frutas semi cristalizadas e desidratadas. Todos os produtos são disponibilizados à medida que o ciclo de capacitações do projeto É Dia de Feira Solidária avança e a coordenadora do projeto É Dia de Feira Solidária, Fabiane Brazileiro, garante que há prioridade para o curso de frutas cristalizadas e desidratadas, que terá início logo após o São João.

“Por compreendermos a dificuldade da cooperativa de dar os passos iniciais diante da ausência de capital de giro e de ofertas adequadas de crédito, o projeto criou um ciclo de capacitações técnicas formado por cursos curtos, de mais ou menos 40h mensais, que permite que os cooperados iniciem a comercialização daquilo que estão aprendendo a produzir. Desta forma eles vão criando seu próprio capital de giro”, explica Fabiane. O projeto É Dia de Feira Solidária fomenta a criação da CooperFeira e apoia o grupo em sua formação técnica e gerencial desde 2013 e iniciou o ciclo de capacitações em fevereiro deste ano. Até então a CooperFeira obteve um faturamento em média de mil reais, considerado relevante visto que não houve nenhum investimento em prospecção de clientes e que a produção ainda é pequena. Este faturamento proporcionou o pagamento das contas de luz, gás e da compra de matéria prima.

Para viabilizar essa produção inicial os cooperados iniciaram a coleta de refugos junto aos feirantes de São Joaquim, que é a matéria prima principal da CooperFeira. A partir de agora, a coleta tem como foco a produção das frutas que podem ser semi desidratadas e cristalizadas, já que este será o próximo produto oferecido pela cooperativa.

Comercialização em Feira de Economia Solidária
No início do mês a CooperFeira juntou-se a empreendedores atendidos pelos Centros Públicos de Economia Solidária de Salvador na 1º Feira Itinerante de Economia Solidária, que aconteceu no Parque Costa Azul.

Esta foi uma oportunidade para os cooperados da Feira de São Joaquim vivenciarem um ambiente intenso de comercialização de produtos, além de ser ocasião para complementar o faturamento da cooperativa, conhecer outros grupos produtivos solidários e divulgar a existência da CooperFeira. A cooperativa comercializou sequilhos e biscoitinhos, produtos que já aprenderam a produzir durante capacitação técnica ministrada pelo Empreendimento Tempo de viver, da Ilha de Vera Cruz. “A Feira foi ótima! Eu fiquei lá na barraca da CooperFeira apenas no primeiro dia porque tive que voltar para o centro de produção para fazer mais sequilhos e biscoitinhos, pois estávamos vendendo bastante!”, conta Carmem Lúcia dos Santos, integrante da cooperativa da Feira de São Joaquim.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo