Notícias

CooperFeira conquista representação na Conferência Estadual de Economia Solidária

21/05/14 16:01 - Notícias

21 de maio de 2014

CooperFeira conquista representação na Conferência Estadual de Economia SolidáriaCom menos de seis meses de funcionamento a CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim conquistou a representação territorial na Conferência Estadual de Economia Solidária. A conquista é resultado da crescente atuação da cooperativa na construção de políticas de economia solidária. Desde sua criação o empreendimento vem sendo orientado e estimulado pela Avante, por meio do projeto É Dia de Feira Solidária, para participar cada vez mais de espaços políticos como o Fórum Metropolitano de Economia Solidária. “Para se fortalecer e crescer um empreendimento de economia solidária precisa conhecer as bandeiras políticas do movimento em que está inserido. Por isso a assessoria prestada pela Avante a grupos solidários inclui o fomento e a orientação para a participação política”, esclarece Kátia Santos, integrante da equipe do projeto É Dia de Feira Solidária, responsável pela gestão de cooperativismo.

“Foi difícil convencer os colegas na Conferência Territorial de Economia solidária de que a CooperFeira tem condições de representar o seguimento de alimentação no encontro estadual porque ainda somos novos no movimento. Mas quando argumentei que a gente faz parte da maior feira livre da América Latina e que por isso temos destaque e voz as pessoas se convenceram que a gente pode dar conta do recado!”, conta Luciene Araújo, integrante da CooperFeira eleita como delegada territorial.

O papel de Luciene é levar as demandas regionais para a promoção do direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável para as discussões na Conferência Estadual de Economia Solidária, que começa hoje (21) e vai até dia 23 de maio, no Hotel Fiesta, em Salvador. Na ocasião será feito um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária na Bahia e será elaborado um documento com as sugestões finais para a Conferência Nacional. Também serão eleitos 100 delegados que participarão da etapa nacional, programada para acontecer em novembro, em Brasília, com o tema “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”.

Veja as diretrizes do Conselho Nacional de Economia Solidária para a III Conferência Estadual de Economia solidária