Cooperativa sustentável é lançada na Feira de São Joaquim

Cooperativa sustentável é lançada na Feira de São Joaquim 2

Reaproveitar os alimentos descartados diariamente na Feira de São Joaquim é o objetivo da CooperFeira Novo Sabor, primeiro empreendimento solidário do Brasil a funcionar dentro de uma feira livre. A cooperativa será lançada amanhã, quarta-feira, 2 de abril, às 10h, na Rua do Muro. Na ocasião, o público poderá visitar seu centro de produção, conhecer as práticas que regem um empreendimento de economia solidária e degustar produtos.
A iniciativa busca gerar renda para trabalhadores da Feira de São Joaquim e seus familiares a partir do reaproveitamento dos refugos da própria feira, transformando-os em novos produtos alimentícios, prontos para comercialização. “Os refugos vão passar por processo de escolha, lavagem e sanitização para que se tornem viáveis e seguros para consumo. Então poderão ser transformados em produtos desidratados, compotas, doces e polpa de frutas sem a utilização de conservantes” esclarece Graça Wanderley, nutricionista que auxilia o empreendimento.
A CooperFeira é fomentada pelo projeto É Dia de Feira Solidária, executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, na Linha de Formação para o Trabalho, com recursos da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia (SETRE), por meio da Superintendência de Economia Solidária (SESOL). A ideia para criação do negócio surgiu ao se constatar o destino dado aos itens não comercializados na feira. “Os estudos que fizemos aqui na Avante mostraram que os refugos ou produtos que não vão para o lixo são doados a colégios, orfanatos e asilos, no entanto, mesmo com essa ação, só 20% das mercadorias é aproveitado e 80% tem como destino o lixo”, conta Fabiane Brazileiro, coordenadora do projeto e da Linha de Formação para o Trabalho. “Há um desperdício muito grande na Feira de São Joaquim. Mais de 20 mil toneladas de lixo por dia são retiradas da feira, isso são dois containers gigantes. E muitos desses produtos podem ser reaproveitados”, confirma o presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador (SindFeira), Marcílio Costa.
 
Serviço
O que: Lançamento da CooperFeira Novo Sabor
Quando: 2 de abril, das 9h30 às 14h.
Onde: Rua do Muro, Feira de São Joaquim.
Quanto: Grátis.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo