Cooperativa de alimentos da Feira de São Joaquim terá sede própria

Em breve a cooperativa de alimentos da Feira de São Joaquim terá sua sede. O espaço escolhido fica dentro da própria Feira, na rua do Muro, e está sendo reformado com o apoio do projeto É Dia de Feira Solidária, da Linha de Formação para o Trabalho, da Avante – Educação e Mobilização Social.

A escolha do local foi fruto de uma negociação entre o projeto e um de seus apoiadores, o Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, responsável pelo imóvel. “Por compreender a dificuldade da cooperativa de dar os passos iniciais diante da ausência de capital de giro e de ofertas adequadas de crédito, o É Dia de Feira Solidária negociou com o Sindicato o aluguel de um dos seus espaços até o final do projeto, em 2015. Após esse período, caberá ao grupo de cooperados negociar com o Sindicato a continuidade no espaço”, explica Fabiane Brazileiro, coordenadora do projeto.

O local escolhido para funcionar a sede da cooperativa já foi uma sala de aula. Por isso, é necessário reforma-lo, adaptando-o às necessidades do grupo produtivo e às exigências da vigilância sanitária. O fim da obra está previsto para novembro deste ano e sua fiscalização vem sendo feita pelos próprios cooperados, que tiveram conhecimento do projeto e discutem semanalmente o andamento da reforma. Duas vezes por semana um dos cooperados visita o local, conforme escala feita em conjunto com os demais integrantes da cooperativa. O grupo também produziu um roteiro que serve como guia para os fiscais durante a visita à obra.

Fabiane esclarece que esse acompanhamento feito pelos próprios cooperados pode parecer um fato aparentemente sem importância, mas oportuniza a sustentabilidade da cooperativa. “Ao participar da fiscalização da obra, os cooperados já começam a gerir o empreendimento”.
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo