Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim é batizada de COOPERFEIRA Novo Sabor

O grupo associativo solidário da Feira de São Joaquim, fomentado pela Avante desde o início de 2013, por meio do projeto É Dia de Feira Solidária, da linha de Formação para o Trabalho, já tem nome: COOPERFEIRA Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim.
O nome foi criado pelos doze integrantes do grupo solidário com a mediação da Avante – Educação e Mobilização Social . A preferência por incluir no nome do empreendimento a referência à Feira de São Joaquim foi unanimidade entre os cooperados. “Essa associação entre o empreendimento e São Joaquim é uma oportunidade de agregar valor à Feira, que vem tendo uma imagem ruim junto a população de Salvador”, explica Djalma dos Santos, integrante do empreendimento.  Da mesma forma, a sugestão de incluir ao nome a expressão “novo sabor” foi ovacionada pelos cooperativados. A proposta foi da integrante Ednalva dos Santos, que disse ter tido essa ideia ao pensar no que a cooperativa pode oferecer para a Feira de São Joaquim e seus fregueses.

Essa apropriação do grupo sobre sua identidade ao trazer a feira para o nome da cooperativa foi incentivada pela equipe técnica do projeto É dia de Feira Solidária desde o início, conta Kátia Santos, integrante da equipe do projeto, responsável pela gestão de cooperativismo. “A forma como a equipe técnica entrou na feira, respeitando o espaço e valorizando o conhecimento local, e as discussões que estabelecemos com o grupo de cooperados, mostrando como a economia solidária pode gerar melhorias em São Joaquim, contribuíram para que os cooperativados percebessem o valor que a Feira tem e o quanto a cooperativa pode agregar valor à São Joaquim e vice e versa” complementa.

Agora, com nome definido, a COOPERFEIRA Novo Sabor começa a planejar os próximos passos como construção de logomarca e evento de lançamento do empreendimento, previsto para março desse ano.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo