Cooperativa da Feira de São Joaquim conhece experiência da Frutos da Terra

“Quero conhecer o processo de produção das polpas, a maneira como a cooperativa de organiza, conhecer as medidas de segurança e a organização do espaço de produção”. E assim foi a visita dos integrantes do empreendimento solidário da Feira de São Joaquim à cooperativa de polpa de frutas, Frutos da Terra, promovida pelo Projeto É Dia de Feira Solidária, no último dia 23. A fala é da cooperada Dione Boa Morte ainda no início da viagem até Matinha, povoado de Feira de Santana onde funciona a Frutos da Terra.

Os cooperados aproveitaram o tempo de viagem para se alinhar. Discutiram e sistematizaram as perguntas que queriam fazer aos integrantes da Frutos da Terra e criaram um roteiro de visita, que destacava os principais aspectos a serem observados, como maquinário, procedimentos operacionais e uniformes. O processo foi guiado por Kátia Santos,  responsável pela gestão de cooperativismo do projeto É Dia de Feira Solidária, que também aproveitou o tempo no ônibus para sanar algumas dúvidas sobre o processo de implantação da cooperativa da Feira de São Joaquim. “Economia Solidária é um tema muito novo para os feirantes. Além disso, a ansiedade é grande, por isso temas que foram discutidos sempre voltam para a pauta. E é essa inquietação e esforço para compreender a Economia Solidária que faz o grupo andar”, explica Kátia.

O Encontro

O encontro entre os dois empreendimentos foi caloroso. A cooperativa de alimentos da Feira de São Joaquim presenteou a Frutos da Terra com um kit de costura feito pela cooperativa Arte do Povo, e a Frutos da Terra recepcionou o grupo da feira com um delicioso mingau de abóbora. Os cooperados da feira tiveram a oportunidade de conhecer a história da Frutos da Terra, os desafios enfrentados, o espaço de produção e até mesmo vivenciar algumas etapas do processo, como a seleção, pesagem e lavagem das frutas. Para isso, a cooperativa da Feira de São Joaquim levou duas caixas de frutas, uma de acerola e uma de goiaba.

Para Edinalva dos Santos, integrante do empreendimento solidário da Feira de São Joaquim, a visita foi ótima, “aprendi como separar e higienizar as frutas e como me higienizar antes de entrar no ambiente de produção”. “O que eu aprendi na visita levo para dentro de casa. Eu não higienizava as frutas e verduras antes de guarda-las na geladeira, mas agora vou começar a fazer isso”, complementa Dione Boa Morte, que também diz ter se admirado com o maquinário, “quando a gente falava de maquinário eu imaginava equipamentos grandões, mas as máquinas que vimos são pequenas, cabem no nosso espaço de produção”.

A visita à Frutos da Terra  integrou as ações do projeto É Dia de Feira Solidária, da Linha de Formação para o Trabalho, da Avante – Educação e Mobilização Social, que fomenta e apoia a cooperativa de alimentos da Feira de São Joaquim. “As pessoas também aprendem pela experiência e observação do outro. Por isso o projeto se preocupa em oferecer aos cooperativados da Feira de São Joaquim oportunidades de conhecer experiências bem sucedidas de empreendimentos solidários. Além disso, as visitas contribuem para que eles se percebam como parte de uma rede e isso fortalece”, esclarece Carolina Duarte, psicóloga, membro da equipe do projeto É Dia de Feira Solidária, responsável pela formação de grupo.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo