logo_Prancheta 45

Consultora Avante é capa da revista norte americana Exchange

Ana Oliva Magazine ExchangeAna Oliva Marcilio, consultora associada da Avante, especializada em infância e selecionada Global Leader (GL) no décimo World Forum on Early Childhood Care and Education (2014), foi capa da revista norte americana Exchange, na edição de julho/agosto de 2014. Ana aparece ao lado de Patrick Makokoro, ex GL e GL Mentor de Ana, cuja relação é de tutoria individual no intuito de colaborar com a elaboração de seu projeto enquanto GL.

A Revista Exchange é uma publicação bimensal com mais de 30 anos no mercado que tem como foco a disseminação de temas voltados para dar suporte aos profissionais que trabalham com a Primeira Infância nas mais diversas áreas: coordenadores de programas, professores, advogados e pais, são alguns deles. O site da revista descreve como principal objetivo da publicação o apoio a estes profissionais por meio da disseminação de informações sobre estratégias viáveis, dicas práticas e ideias contextualizadas e possíveis para que lidem com as “responsabilidades e demandas que enfrentam todos os dias em sua relação com este público”.

Global Leader

A foto da revista foi tirada em maio de 2014 durante World Forum, quando Ana Marcilio e Patrick Makokoro mantiveram os primeiros contatos. Uma das propostas do evento é identificar e apoiar lideranças em todos os continentes para que desenvolvam ações de defesa dos direitos das crianças nos seus respectivos países e para que se fortaleçam como advogados da primeira infância.

Ana Marcilio foi selecionada como uma das GL das Américas, que conta com um grupo de 16 membros, sendo seis do Brasil (todos integrantes da Rede Nacional Primeira Infância – RNPI), dois da Colômbia, dois do Peru, dois do México, um de Porto Rico e três dos EUA. Ela coordena três projetos na Avante: Foco na Infância, Infâncias em Rede e Primeira Infância Cidadã (PIC), todos sob a perspectiva da garantia de direitos da Primeira Infância, com destaque para a escuta e participação das crianças. Ela tem representado a instituição em eventos nacionais e internacionais com esta temática.

Patrick Makokoro foi GL entre 2011 e 2013. Makokoro fundou a Nhaka Foundation em 2007, uma organização que tem trabalhado para aumentar as oportunidades de acesso à educação infantil para órfãos e crianças em situação de vulnerabilidade no Zimbabwe.  Agora, Makokoro está no papel de GL Mentor, aquele que dá apoio aos GL selecionados este ano na elaboração de seus projetos.

O World Forum prevê ainda a instrumentalização dos Global Leaders para aprimoramento da visão sobre a Primeira Infância em suas regiões, fortalecê-los como lideres e para atuar como advogados deste público. Após o encontro em San Juan – Puerto Rico, em maio, os GL passaram a ter encontros virtuais regulares com a coordenadora dos GL da Américas, cujo papel nesta edição é desempenhado por Maria Thereza Marcilio (GL entre 2009 e 2011), gestora institucional da Avante -, além do acompanhamento com o seu GL Mentor.

O PROJETO

Ana Marcilio está desenvolvendo um projeto em parceria com outras duas GL brasileiras: Gabriela Pluciennik, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e Moana van de Beuque, do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP). A proposta do projeto é dar continuidade ao trabalho dos Global Leaders Gustavo Amora e Maria Thereza Marcilio (ambos 2009 – 2011) que organizaram uma publicação de diferentes experiências e estratégias de Advocacy em primeira infância no Brasil: Primeira Infância em Primeiro Lugar – Experiências e Estratégias de Advocacy. “Este segundo volume será para mapear e sistematizar experiências de advocacy em primeira infância por meio da estratégia de redes de primeira infância na América do Sul”, conta Ana Marcilio.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo