Notícias

Conselhos integrados, criança com direitos

27/09/12 10:24 - Notícias

27 de setembro de 2012

A implementação do Plano Integrado de Ação vem fortalecendo o trabalho integrado dos cinco principais conselhos municipais com foco na infância e na educação infantil, nos dez municípios participantes do Tece e Acontece, projeto da Avante, na Linha de Formação para Mobilização e Controle Social. 

No município de Cardeal da Silva os conselheiros criaram a Casa dos Conselhos e reativaram o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente. Em Bonfim, onde a Casa dos Conselhos já existia, foi criado o Blog dos Conselhos e reorganizado o acervo da Casa disponibilizando-o mais facilmente para consulta dos seus usuários. Em Irará foi realizado o diagnóstico da primeira infância no município, a revisão dos estatutos e regimentos dos conselhos e o Dia do Brinquedo – ação que mobilizou a rede municipal de educação, creches e pré- escolas, para que as crianças construíssem seus brinquedos.

A preocupação com a divulgação do papel social dos conselhos levou os conselheiros de Eunápolis a construir um Cordel sobre funções e atribuições dos conselhos. Eles também criaram um programa mensal nas rádios educativas com o objetivo de informar não só sobre o papel, funções e atribuições dos conselhos, bem como sobre temas ligados aos direitos da primeira infância.

O Plano, previsto dentre as atividades do Projeto, foi concebido durante a qualificação técnica, política e social dos Conselhos Municipais de Educação, Tutelar, do Direito da Criança e do Adolescente, de Assistência Social e da Saúde. Naquele momento, esses conselhos construíram juntos ações de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em etapa de implementação, o Plano Integrado de Ação representa um avanço quanto a integração dos conselhos e a efetividade das suas ações.