Conheça a programação do VII Trocando em Miúdos

Dizem que ir à Índia é sempre uma experiência singular que pode provocar grandes revoluções pessoais. Imagine quando toda esta riqueza vem com um foco na cultura humanística e promove contato com grandes pensadores e ambientes voltados para a Educação. É a proposta do VII Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional, Brazil’s EduRetreat 2014 que leva profissionais para a Índia para uma vivência  educacional e cultural.

O evento traz uma programação rica em experiências educacionais e culturais, com direito a street tour, bazar experience por todos os lugares por onde o grupo passar. Mumbai, Bangalore, Pune e Ahmedabad são alguns dos lugares a ser visitados onde haverá oportunidade de encontros com pensadores (mentes brilhantes) e visitas a instituições e iniciativas de referência e com propostas inovadoras.


Em Mumbai, por exemplo, o grupo terá encontros com artistas e professores e irá conhecer como funciona uma creche móvel. Em Bangalore, terra natal de Aurobindo, haverá um café com Rajesh Kasturirangan (www.rajesh.io) um educador com posições firmes sobre avaliação que vão na contramão de muito do que vem sendo discutido no mundo ocidental, inclusive do Brasil. Em Pune, a hospedagem será na Flame University – universidade de referência onde haverá oportunidade de debates e apresentações com professores e alunos. Como encerramento da estada em Pune, o grupo participará de um jantar na casa da Reitora e responsável pelo desenho da universidade. Durante o jantar haverá o encontro com mentes brilhantes de Pune.

Em Ahmedabad o ponto alto é a visita à Riverside School , quando acontecerá o contato com uma iniciativa replicada e copiada em diversas partes do mundo – o Design for Change e um encontro com sua mentora e diretora, Kiran Sethi. Nesta visita está prevista a participação no evento de reconhecimento e o encontro com 100 change makers. Ahmedabad reserva ainda uma visita ao museu Calico Textile Museum, famoso pela produção têxtil em todo o mundo e o contato com projetos comunitários inovadores com o professor Anil K Gupta

O VII Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional Brazil’s EduRetreat 2014 foi inspirando na experiência vivida por Maria Thereza Marcilio, gestora institucional e Ana Luiza Buratto, consultora associada no EduRetreat 2013, um intercâmbio que disponibiliza programas globais de desenvolvimento orientados por profissionais de renome no meio acadêmico. O alvo destes grupos é acessar ideias sobre educação e diversidades para ampliar a visão de mundo.

EduRetreat 2013

Durante a experiência de 2013, Maria Thereza e Ana Luiza participaram de discussões em torno das ideias das principais correntes filosóficas do país: Gandhi, Aurobindo, Tagore e J. Krishnamurti. Estiveram na presença de pensadores e ativistas que influenciam os movimentos ao redor do mundo nas temáticas a que se dedicam. Parte desta rica experiência foi registrada em vídeo por Gustavo Amora, Global Leader (2009) e integrante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) que participou do evento juntamente com Maria Thereza e Ana Luiza.

O grupo esteve diante, por exemplo, do educador, pacifista, ativista pelo desarmamento nuclear, Satish Kumar que falou sobre a necessidade de a educação ir além da mente e trabalhar o corpo e o coração. Do arquiteto indiano, Balkrishna Vithaldas Doshi, considerado uma importante figura da arquitetura do sul da Ásia e reconhecido por sua contribuição para a evolução do discurso sobre a arquitetura na Índia, que falou ao grupo sobre as regras do design, criatividade e educação e religião na arquitetura. O educador e designer indiano K.B. Jinan  que instalou uma polêmica criativa no grupo ao apresentar a ideia da prevalência da experiência na escola sobre o ensino por livros e textos escritos. E Vandana Shiva, física e ativista, diretora da Research Foundation for Science, Technology, and Ecology, em Nova Délhi que dialogou sobre sua luta pelas sementes e como ela se insere nos processos históricos de resistência anticapitalista e anticolonial.
 
PREENCHA  FICHA DE INSCRIÇÃO  PARA O VII TROCANDO EM MIÚDOS – INTERCÂMBIO INTERNACIONAL BRAZIL’S EDURETREAT E ENVIE PARA O E-MAIL: avante@avante.org.br
 
A ficha está sujeita a análise e a inscrição só será confirmada após pagamento da primeira parcela.
 
 Vagas: (limitadas) 17 vagas para educadores de todo Brasil.
 
INVESTIMENTO
Investimento Educacional: U$ 4.000,00 – divididos em até 4 parcelas (última parcela até 01.11)
Pacote inclui:

  • Coordenação do Grupo
  • Tradução simultânea
  • Cicerone local – Vashima Goyal
  • Hospedagens em hotéis e alojamentos universitários
  • Deslocamentos internos – via aérea e terrestre
  • Alimentação – café da manhã e 1 refeição diária

 
Investimento aéreo internacional: U$ 1.500,00 + taxas* – valor estimado para o grupo.

  • Passagem aérea somente poderá ser realizada pela agência Lobotur – Salvador

 
 Tour opcional para Delhi e Taj Mahal
 
CONTATOS:
 Maiores informações: avante@avante.org.br
 Avante:
Maria Thereza Marcilio ou Mônica Samia – 71/3332-3344
 
Assista aos vídeos:
 
Visita à Riverside School

 
Conheça o vídeo de lançamento do VII Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional Brazil’s EduRetreat 2014 

 
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo