Combate ao trabalho escravo é tema de exposição no Salvador Shopping

A exposição “Realidade Oculta – Revelando o trabalho escravo no Brasil” entra em cartaz no Salvador Shopping e fica até o dia 15/02. O coquetel de lançamento será realizado amanhã, quarta-feira (31/01), às 18h, na área dos restaurantes, localizada no 1º piso do shopping, próximo ao espaço gourmet. A exposição é uma iniciativa da Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo (COETRAE-Bahia), que reúne diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

O acervo é composto por textos e imagens de trabalhadores, incluindo imigrantes e adolescentes. Todos eles submetidos a atividades desgastantes, jornadas de trabalho exaustivas, além de situações de risco à saúde. Os alojamentos são feitos com varas e cobertos com lona, sem água potável e energia, alguns chegam a dormir no curral junto com os animais.

As imagens mostram também como os alimentos são armazenados. É possível também ver carnes expostas durante dias penduradas em varais, arrodeadas de moscas e outros insetos. Para beber, a mesma água turva que os animais tomam. Acidentes de trabalho e mutilações são outras situações reveladas na exposição.

O evento marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil, dia 28 de janeiro. A data é uma homenagem aos auditores-fiscais do trabalho e motorista do Ministério do Trabalho assassinados em 2004, no município de Unaí, em Minas Gerais, durante uma operação de combate à escravidão contemporânea.

A mostra é realizada pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia – Coetrae-BA e tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre o trabalho em condições análogas às de escravo, uma realidade que afeta mais de 150 mil trabalhadores no país.

As fotos que foram selecionadas foram clicadas por auditores-fiscais do Trabalho, Policiais Rodoviários Federais, entre outros integrantes de órgãos que atuam no combate ao trabalho escravo no país.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo