CECIP reforça bandeira da participação infantil

Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) recebe inscrições, até o dia 30 de maio, para o 2º Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil. A iniciativa busca valorizar, divulgar, promover e fortalecer discussões e práticas sobre processos de participação infantil no Brasil, dando visibilidade às melhores experiências para que sejam reeditadas. O prêmio é voltado a organizações sociais públicas e privadas de todo o país e conta com o apoio do Instituto C&A.

Objetos de destaque no recém-aprovado Marco Legal da Primeira Infância, os processos de participação infantil são definidos, no edital do prêmio, como “aqueles que incluem as crianças em uma ou mais etapas de sua elaboração e desenvolvimento, garantindo-lhes espaço e autonomia para expressarem, ao seu modo, suas opiniões e tomarem parte nas decisões, desenvolvendo assim seu papel como cidadãs ativas, em diálogo e interação com os adultos”.

Para efeito da premiação, os projetos deverão incluir processos de participação de crianças com idade entre 1 e 12 anos e que estão em curso há mais de um ano. Além disso, deverão contemplar diferentes temáticas: família, escola, vida social (comunidade, bairro, cidade, país), processos administrativos e judiciários, esferas de atuação do poder público, comunicação, cultura, esportes, espaços de lazer, educação formal e informal e desenvolvimento social.

O processo seletivo do prêmio será conduzido por uma comissão julgadora formada por representantes de instituições que atuam no campo da infância, por especialistas da área e também por crianças.
Junto aos demais jurados, elas serão apoiadas a pensar em  critérios como a coerência entre os objetivos, estratégias e resultados dos projetos inscritos; a adequação da metodologia empregada à promoção da participação das crianças; o nível de envolvimento das crianças nos processos decisórios; e o respeito à fala e opiniões das crianças.

Os três primeiros colocados receberão prêmios que variam até R$ 10,5 mil. O projeto que ficar na quarta posição receberá menção honrosa.

A divulgação dos finalistas está marcada para o dia 4 de julho, no site do prêmio. O anúncio dos vencedores do concurso, por sua vez, acontecerá em uma cerimônia no dia 18 de outubro, no Rio de Janeiro.

Os interessados em se inscrever para o prêmio devem preencher formulário on-line.

Saiba mais

Os maiorais da participação social infantil
Prêmio que exalta a participação infantil tem apoio do Instituto C&A

Fonte:
Site Instituto C&A 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo