Campanha propõe a inclusão por meio da brincadeira

Campanha propõe a inclusão por meio da brincadeiraVocê conhece os personagens da Vila Sésamo? Pois bem, Garibaldo e sua animada turma estão dedicados a uma causa muito importante: defesa do direito de toda e qualquer criança à brincadeira segura e inclusiva.
A Sesame Workshop e a TV Cultura, em parceria com o UNICEF, realizam o projeto INCLUIR BRINCANDO, que não somente defende o direito à brincadeira, como estimula hábitos saudáveis e dá ênfase à inclusão de crianças com deficiência. A primeira fase desta iniciativa ocorreu no Ceará, em 2012, como parte do Projeto Ceará Cresce Brincando, um projeto originalmente desenvolvido pelo UNICEF, desde 2006, que opera Brinquedotecas – ou centros de reprodução – em mais de 40 municípios do estado.
Agora, na nova etapa do projeto, os materiais contemplam programas de televisão, vídeos e conteúdos digitais com a participação de personalidades, episódios especiais e até mesmo um curso de formação de educadores, com a distribuição da Coleção Incluir Brincando (que reúne diferentes materiais de formação) em escolas públicas de educação infantil.
Em um dos vídeos a personagem Bel faz uma entrevista com o ator Lázaro Ramos, Embaixador do UNICEF no Brasil, onde ele explica que “toda criança tem que brincar e se divertir, porque brincar faz com que as crianças aprendam a viver em grupo e a respeitar as diferenças”.
Veja o Vídeo:
INCLUIR BRINCANDO é inédito na tevê brasileira por incluir ações com educadores, familiares e cuidadores por meio de uma campanha em várias mídias diferentes. As estratégias educacionais estão articuladas em torno de sete temas transversais: brincar é um direito da criança, brincadeiras inclusivas, brincando em família, brincando na comunidade, brincando com os amigos, feira de brinquedos e brincadeiras do Brasil.
Fonte: UNICEF Brasil
 
Saiba mais

 
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo