Café Científico da UFBA discute desenvolvimento infantil

O Café Científico Salvador (UFBA) neste mês de setembro, próximo dia 13, vai discutir o Desenvolvimento infantil em situações adversas: das situações de risco à intervenção através da arte. O assunto é tema da tese de José Eduardo Ferreira Santos, do Instituto de Psicologia da UFBA, Programa Nacional de Pós – Doutorado (PNPD). Seu estudo propõe que profissionais e instituições que lidam com a infância e adolescência em situações adversas possam contar com os recursos simbólicos presentes na arte para possibilitar novas significações  nas trajetórias de desenvolvimento.

Este estudo propõe o encontro de crianças e adolescentes com a arte produzida na periferia através do Acervo da Laje – um espaço com centenas de obras artísticas e históricas, cujo objetivo é analisar os impactos da arte como possibilidade de intervenção frente às situações adversas. A Tese de José Eduardo tem o objetivo de chamar atenção para a situação de  crianças e adolescentes que são privadas de direitos fundamentais e expostas à situações de vulnerabilidade e sofrem cotidianamente com as condições de risco existentes nos mais diversos contextos sociais.

De acordo com seus estudos, estas situações provocam danos ao processo de desenvolvimento e muitas vezes essas crianças e adolescentes são privados do direito de encontro com a arte e a cultura, dimensões importantes para o estabelecimento de projetos de vida e acesso a um universo simbólico que pode contrapor-se e, ao mesmo tempo, possibilitar a superação das adversidades.

O Café Científico, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM – Livraria Multicampi, pela Tribuna da Bahia e pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.
 
O evento será às 18 horas, no Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), inteiramente gratuito e não necessita de inscrição.
 
Para mais informações ligue 713283-6568 ou acesse o site: http://cafecientificossa.blogspot.com.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo