Brinca Batata por uma criança cidadã

Brinca Batata por uma criança cidadãQuer brincar? Quer ler? Quer fazer hortinha? Quer rir? Quer construir?  Quer fazer amigos? Participe do Brinca Batata, evento que acontece neste domingo, 13, das 10 às 14h, ao lado do metrô Faria Lima e Sesc Pinheiro, em São Paulo. O Brinca Batata integra um movimento internacional pelo direito ao brincar e pela formação da criança cidadã.
O Brinca Batata é organizado pela Rede OCARA e planejado com o intuito de continuar o debate público sobre os espaços públicos de qualidade e promover a inserção do direito de brincar, inalienável e fundamental para a criança, nas políticas públicas voltadas à primeira infância tais como: saúde, educação, cultura, lazer, habitação, assistência social. O evento compõe um cenário de mobilizações pela transformação de espaços comuns em lugares para brincar quem vem ganhando cada vez mais força no país. “Vamos fazer participes às crianças de um dos espaços urbanos da cidade com mais participação social e propostas da cidadania, de um jeito lúdico e familiar”, diz Irene Quintáns, arquiteta e urbanista, e diretora e curadora da Rede.
 De acordo com o relatório Situação Mundial da Infância 2012 (Unicef),  Crianças no Mundo Urbano, há uma ausência em cidades de todo o mundo, de ações focadas na manutenção dos direitos das crianças o que as exclui deste processo de urbanização. Em nome desta inclusão e garantia dos direitos das crianças instituições em todo o país realizam ações que colaborem com a adequação do espaço público para as crianças e promovem oportunidade de ocupação do público infantil, garantindo a escuta e participação das crianças.
Em Salvador, a Avante – Educação e Mobilização Social se faz presente toda quarta feira na praça do JUC no Calabar e na praça da Av. Centenário, na Barra para desenvolver e articular estratégias de participação infantil a partir do brincar e ocupação do espaço público. A Fundação Xuxa (RJ) tem fomentado a organização e articulação de crianças em torno da participação infantil em diversos estados brasileiros. Assim como o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) que realiza trabalho de participação infantil nos morros Santa Marta e Babilônia no Rio de Janeiro por meio do projeto Criança Pequena em Foco. E a CriaCidade que, em parceria com o programa de extensão da Faculdade de Arquitetura e Belas Artes de São Paulo criou o curso O olhar e a voz da criança nos projetos de arquitetura .
No Mato Grosso do Sul o Espaço Imaginário vem estimulando o convívio e a participação das crianças na vida das comunidades locais. “Estas iniciativas ajudam a fortalecer as crianças como sujeito de direitos. Direitos que foram os últimos a serem garantidos pelas convenções internacionais. Então, é preciso fomentar, divulgar e disseminar a participação delas, além de conectá-las entre si”, comenta Ana Marcilio, coordenadora dos projetos Primeira Infância Cidadã e Infâncias em Rede, da Avante.
A Rede OCARA é apoiada pela IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direto de Brincar que fomenta o debate sobre o direito da criança à cidade, principalmente no que diz respeito aos seus direitos relativos ao brincar, lazer e cultura; e a MUDA que cria projetos e implementa ações de sensibilização, engajamento e mobilização para fazer acontecer mudanças apoia a Rede na realização do Brinca Batata. A OCARA é uma rede latino americana de experiências e projetos sobre cidade nos quais participam crianças.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo