Avante realiza formação sobre qualidade na Educação Infantil para gestores paulistas

Com o tema “Construindo uma visão sobre a qualidade na Educação Infantil para construir uma visão de formação”, a consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social, Mônica Samia, realiza uma formação para gestores de 20 municípios paulistas, hoje (quarta-feira, 28 de junho), no encontro da Câmara Técnica da Educação do CODIVAR (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul). Realizado na região do Vale do Ribeira (sul do Estado de São Paulo), o evento faz parte do programa Melhoria da Educação no Município, uma iniciativa da Fundação Itaú Social, sob coordenação técnica da Oficina Municipal.


Durante a oficina, serão apresentados conceitos sobre as diretrizes, os princípios e as concepções da Educação Infantil a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de viabilizar a ação de formação continuada para professores de Educação Infantil, constante no projeto regional da Câmara Técnica do CODIVAR. A ideia é que, após esse estudo teórico, os membros da Câmara Técnica identifiquem, a partir das necessidades de formação dos seus municípios, quais dos conteúdos abordados por Mônica não integram a formação dos profissionais da Educação Infantil.


Autora do artigo Aprender a escutar crianças: um dispositivo de formação, e da pesquisa de doutorado Diálogos formativos: singularidades nas experiências de formadores da educação infantil (2016), Mônica Samia leva a expertise da Avante em formação docente construída ao longo de duas décadas, mais voltada, nos últimos anos, aos profissionais de Educação Infantil, a exemplo dos programas Paralapracá e Nossa Rede Educação Infantil.


Municípios participantes


O CODIVAR é formado pelos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cananeia, Cajati, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itaóca, Itariri, Itapirapuã Paulista, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-açu, Pedro de Toledo, Peruíbe, Registro, Tapiraí. Durante o encontro, que segue até quinta-feira (29), cada município é representado por, em média, três pessoas: o secretário de Educação, um técnico da Secretaria e alguém da área da educação infantil.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo