Avante promove oficina com técnicos da secretaria de educação de Paulista (PE)

A equipe da Avante – Educação e Mobilização promoveu, nessa quarta-feira (31/07), uma tarde voltada à escuta, reflexões e construção sobre a educação em Paulista (PE) com técnicos de diversas áreas da secretária de educação do município (SEMEP). Foram realizadas dinâmicas para reflexão sobre aspectos apresentados no Seminário de devolutiva do Diagnóstico de Participação da Tecnologia relação escola-comunidade-família (Avante e Fundação Itaú Social), que integra o Programa Melhoria da Educação. Durante a oficina, as educadoras puderam falar e discutir as questões base para o desenvolvimento e fortalecimento dessa relação dentro das escolas da Rede Municipal.

Outro ponto da oficina foi a reflexão conjunta sobre pontos facilitadores e dificultadores para uma maior integração entre a comunidade e a escola, e como as ações com esse fim podem ser articuladas. A vice-presidente da Avante, Ana Luiza Buratto, que já havia pontuado o tema durante o Seminário, no turno da manhã, voltou a destacar, agora para um grupo mais focal, que a mobilização deve ser feita pela emoção, não só pela razão, e que há uma necessidade das gestoras buscarem acolher a comunidade por meio de escuta ativa, compartilhando responsabilidades.

As educadoras da Rede assistiram e dialogaram sobre um capítulo da série Educação.doc, dos cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky, que busca exemplos de excelência na educação pública. O episódio, segundo da série, intitulado Diretor de Harmonia, traz exemplo de escolas que mudaram sua relação com a comunidade abrindo suas portas e conquistaram com isso maior assiduidade e aumento do desempenho dos alunos nas avaliações e mais segurança na instituição.

Para Valdenize da Silva, técnica da SEMEP, essa foi uma ação muito importante para o município. “Precisamos desses momentos para compartilhar, nos ouvir, construir juntas nossa visão para educação de Paulista”, disse. A atividade integra as ações do Programa Melhoria da Educação: tecnologia relação escolar – família – comunidade, uma parceria da Fundação Itaú Social com a Avante, instituição responsável pelo seu desenvolvimento e implementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo