Avante participa de reunião sobre Primeira Infância realizada pela Fundação Abrinq – Save the Children

Reuniao Abrinq com Sonia - Maio Petrolina3A Avante – Educação e Mobilização Social foi convidada a participar da Reunião Ampliada Programa Criança com Todos os seus Direitos, realizada pela Fundação Abrinq – Save the Childrenpara discutir o tema Tendências e Nós Críticos para a garantia dos Direitos da Primeira Infância: validando e ampliando diagnósticos. O encontro aconteceu na ultima segunda-feira, 19 (maio), em Petrolina, onde estiveram presentes cerca de 14instituições convidadas que atuam em Organizações Não Governamentais, com ênfase nas que desenvolvem ações de convivência com o semiárido e/ou atuam diretamente na área da criança e do adolescente. A Reunião teve como objetivo proporcionar um momento de diálogo com as organizações visando à ampliação de diagnósticos e fortalecimento das futuras ações de advocacy.

Sonia Bandeira, Consultora Associada da Avante, representou a instituição no evento. “A reunião promovida pela Abrinq foi muito boa, organizada e produtiva para a Avante, pois estamos atuando fortemente com a Primeira Infância. Pudemos apresentar a instituição e mostrar sete projetos desenvolvidos nesta temática”, conta Sonia. Para ela foi uma oportunidade de conhecer melhor a Abrinq e suas potencialidades de projetos e financiamento, que são muito semelhantes à proposta da Avante. A consultora também viu no encontro uma oportunidade de se articular com organizações que lidam com crianças no Semiárido pernambucano e baiano onde a Avante também tem atuação.

Sonia participou ainda de uma Roda de Conversa que teve como objetivo a troca de informações sobre a situação da Primeira Infância no semiárido. Na oportunidade, cada instituição pôde apresentar dados sobre educação, saúde, convivência com o semiárido, ou áreas afins que, de algum modo, tinham repercussão/ligação com a primeira infância. Desafios e alternativas de solução para fortalecimento da Rede também foram apresentados.

No evento, a Fundação Abrinq apresentou as expectativas da instituição em relação ao Semiárido Pernambucano na perspectiva da implementação de políticas e programas para a primeira infância. Trouxe à público a síntese de diagnósticos temáticos em saúde/nutrição, proteção e educação infantil, de organizações parceiras como o Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), o Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDHEC) e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação como um dos produtos da ação do Programa Criança com Todos os seus Direitos e Projeto Salvando Vidas no Semiárido.

Abrinq – Save the Children

O objetivo do Programa Criança com Todos os seus Direitos é melhorar o desenvolvimento e a sobrevivência de crianças de zero a cinco anos que vivem em regiões pobres e excluídas no Brasil, beneficiando mais de 50 mil crianças em 35 municípios do semiárido pernambucano. No Peru, simultaneamente, o programa é implementado para cerca de duas mil crianças em quatro distritos da província de Acomayo/região de Cusco.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo