Avante leva cinema e anima noite das crianças do Calabar

A Praça do JUC, no Calabar, foi invadida mais uma vez por projetores, computadores, fios, caixas de som e muita animação para exibição de pequenos filmes sobre brincadeiras e momentos que fizeram parte do projeto Infâncias em Rede, que tiveram a participação de boa parte das crianças da plateia. O evento foi realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, por meio do projeto Infâncias em Rede, da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, no dia 23 de outubro.

“A experiência de se ver nos vídeos deixou a criançada muito concentrada, os mais velhos que passavam, ao ver toda a concentração das crianças, também pararam para assistir. A comunidade pode, mais uma vez, ter uma noite divertida e diferente assistindo aos filmes em praça pública”, conta Ivanna Castro, consultora técnica do projeto Infâncias em Rede. Esta é a segunda vez que a Avante leva a sétima arte para a comunidade do Calabar. Na primeira vez foram apresentados filmes que mostram brincadeiras de crianças de outras partes do país. “A atividade tem tido bastante sucesso e tem mobilizado crianças e adultos em uma convivência harmônica e de muitas trocas”, completa Ivanna. Além dos vídeos feitos com as crianças, foi exibido o DVD da Maleta Infância, do Canal Futura, onde elas puderam assistir a história: Contos Africanos.

O Infâncias em Rede e o projeto Memórias do Futuro têm atuado juntamente para fomentar a brincadeira e outras atividades lúdicas em espaços públicos. O projeto da Avante, realizado em parceira com o Instituto Bernard Van Leer e da Fundação Xuxa Meneghel, almeja desenvolver e articular estratégias de participação infantil a partir da escuta e consulta da primeira infância com crianças até seis anos.
 
 
 
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo