Avante inicia ano com encontro estratégico e de integração

Consultores associados e colaboradores da Avante – Educação e Mobilização Social reuniram-se, no dia 26 de Janeiro, para pensar e celebrar a instituição, que completa, este ano, duas décadas construindo, na Bahia e no Brasil, uma referência em Educação e Mobilização Social. Ao longo do dia aconteceu a assembleia anual da instituição, quando foram apresentados os resultados de 2015 e as perspectivas para 2016. Entre as novidades anunciadas, está a consolidação da transição da gestão institucional, concluindo um processo de três anos, no qual o Grupo Gestor assumiu, definitivamente, a função de gerir a instituição, enquanto Maria Thereza Marcilio, antes gestora institucional, dedica-se mais integralmente à consultoria de projetos e à representar a Avante em ações de advocacy e contextos estratégicos. Ao final do dia, uma confraternização reuniu a equipe para demarcar com muita descontração o início de mais um ano de trabalho e conquistas.


Transição


O processo de transição para o modelo de gestão que contempla os diversos saberes, competências e olhares da Avante, foi iniciado há cerca de quatro anos. O novo formato, mais participativo, conta hoje com um Grupo Gestor formado pelos coordenadores das três Linhas de Formação: de Educadores e Tecnologias Educacionais, para o Trabalho e para Mobilização e Controle Social; a coordenação da gestão estratégica e a dos setores administrativo e financeiro. A instituição conta, ainda, com um setor de comunicação que ser articula com os diversos atores da instituição, trabalhando alinhado com o Grupo Gestor, em especial a coordenação da gestão estratégica.


Para Maria Thereza Marcilio, sócia fundadora e sempre presente entre as lideranças da instituição, desde sua fundação, em 1996, o processo de transição se deu da melhor maneira possível, o que a deixa tranquila para dedicar-se mais aos projetos e representação da Avante em ações de incidência política.

“Formar novas lideranças sempre esteve no horizonte da gestão estratégica da Avante. Preparar a transição é fundamental para o crescimento e continuidade da organização. Destarte, ao longo dos três últimos anos essa foi uma diretriz que orientou o trabalho da gestão institucional e do grupo gestor da Avante.  Chegamos em 2016 com um grupo maduro e pronto para assumir a condução da organização, sinto muita satisfação e uma ponta de orgulho ao constatar que estamos completando 20 anos, nos renovando, nos adaptando a novos cenários e com o mesmo entusiasmo, trilhando o caminho da defesa dos direitos, principalmente das crianças e das mulheres. Para mim, a mudança significa poder me dedicar mais intensamente às representações institucionais e a atividades de consultoria nos projetos em que posso colaborar mais, diz.”


Participação


A gestão almejada pela Avante todos esses anos pressupõe o envolvimento de todos os integrantes da instituição. Assim, a Assembleia que sempre foi uma oportunidade de alinhamento interno, consolidou essa função desde o ano passado, quando, além dos consultores associados, passou a ser garantido espaço de participação a todos os colaboradores. Para Sandra Bastos, assistente do projeto Nossa Rede Educação Infantil, a sua primeira participação (está na Avante desde setembro de 2015) foi extremamente importante. “Como assistentes ficamos muito focadas no projeto. Na assembleia tivemos a chance de interagir com todos que formam a Avante e conhecer melhor a instituição como um todo. Acabamos nos sentindo parte de algo maior. Acredito que seja importante também para a instituição, que acaba por contar com uma equipe mais entrosada”, disse.


Coordenação das Linhas


Como de costume, no período da tarde os consultores associados decidiram as novas representações das Linhas de Formação, elegíveis a cada dois anos. Esse ano a mudança aconteceu na Linha de Formação para Mobilização e Controle Social. Ivanna Castro assume a coordenação da Linha, antes coordenada por José Humberto da Silva.


A consultora associada Carolina Duarte foi confirmada na coordenação da Linha Formação para o Trabalho e Rita Margarete vai para o segundo ano na liderança da Linha de Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo