Notícias

Avante inicia 2ª etapa de ação pela qualidade do atendimento na Educação Infantil em Goiás

15/03/18 10:37 - Notícias

15 de março de 2018

Pela segunda vez, 156 profissionais da Educação Infantil, de 53 secretarias municipais de Educação participantes do programa “Goiás mais competitivo e inovador” (GMCI), se reuniram para discutir os principais fundamentos de uma Educação Infantil de qualidade, a partir da lógica da infância, tendo como principais referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC – 2017).

O encontro teve início na noite de ontem, 14 de março, em Goiânia (GO), quando a Avante – Educação e Mobilização Social realizou mais uma ação em prol de uma Educação Infantil de Qualidade no país. Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante, realizou a palestra de abertura da 2ª etapa da I Formação em serviço para os profissionais da Educação Infantil das secretarias municipais de Educação de Goiás, abordando os princípios pedagógicos e didáticos para a Educação Infantil e apresentou a publicação Educação Integral nas Infâncias, que traz pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos, foi elaborada ao longo de dois anos pelo Centro de Referências em Educação Integral (CEI), com o apoio do Instituto C&A. A versão final do documento teve a contribuição da Maria Thereza, que integra do Conselho Deliberativo do projeto Avaliação da Educação Integral do (CEI).

Na sequência, Ana Oliva Marcílio, consultora associada e coordenadora de ações estratégicas da Avante, apresentou o documentário The Voices of Children (VoC), trabalho do GT Children’s Right, do World Forum on Early Childhood Care and Education. Ana Oliva abordou aspectos pedagógicos da produção, que reúne a visão de crianças de diversas partes do mundo (Brasil, Cingapura, Estados Unidos, Índia e Quênia), na perspectiva da garantia de seus direitos.

O encontro continua hoje, 15 de março, e segue até amanhã (16 de março) tendo à frente, além de Maria Thereza e Ana Oliva, outros integrantes da equipe Avante: Mônica Samia, coordenadora do projeto, Rita Margarete e Lilian Galvão, todas consultoras associadas da instituição.