Avante fomenta economia solidária em defesa do direito ao trabalho

Por meio da sua Linha de Formação para o Trabalho a Avante age em prol da garantia de um dos mais importantes direitos humanos assegurados na Declaração Universal e condição fundamental para a superação da pobreza e redução das desigualdades sociais. É nessa perspectiva que a instituição, que comemorou 18 anos de atuação no dia primeiro (dia do trabalho) fomenta uma outra economia, a economia solidária.

Essa economia não segue princípios capitalistas como competitividade exacerbada, individualismo e lucro privado. Ao contrário, propõe práticas de produção, comercialização e consumo, baseadas na cooperação, igualdade, autogestão e respeito ao ser humano e ao meio ambiente. A instituição atua na área com foco no fomento e apoio a empreendimentos solidários na cidade de Salvador que ainda não conta com uma Lei Municipal da Economia Solidária, diferente da esfera estadual que já possui legislação específica para o setor.


Para ajudar a movimentar este cenário, a Avante atua a há oito anos no desenvolvimento de projetos em Economia Solidária com apoio de parceiros privados e, mais recentemente, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), por meio da sua Superintendência de Economia Solidária (SESOL).  Dentre os projetos que a Avante vem desenvolvendo em parceria com a SETRE estão o Florescer e o É Dia de Feira Solidária, que, juntos, beneficiam diretamente 6  grupos produtivos da cidade de Salvador.

O fomento e apoio que a Avante oferece aos empreendimentos por meio de seus projetos se configura como um suporte para os passos iniciais. “Esse é o período mais crítico de um empreendimento de economia solidária. É nesse estágio que o grupo mais sofre com a ausência de capital de giro, de ofertas adequadas de crédito e de capacitações em áreas técnicas e gerenciais.”, explica Fabiane Brazileiro, coordenadora da Linha de Formação para o Trabalho da Avante. “O diferencial do nosso trabalho é que não damos esse suporte de forma a criar uma relação de dependência. Trabalhamos com vistas à emancipação do grupo produtivo. Enquanto o grupo conta com o apoio técnico e financeiro dos projetos da Avante, ele vai amadurecendo e abrindo portas.”, acrescenta. Desde 2011, os mais de 2,7mil empreendimentos solidários que existem na Bahia contam com uma série de diretrizes e mecanismos voltados à promoção do segmento, garantidas por uma Política Estadual da Economia Solidária e pelo Conselho Estadual de Economia Solidária.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo