Avante e COMOVA aportam na Índia com oficina de vídeo para escuta de crianças

Os encontros com as crianças acontecerão ao longo do mês de Fevereiro, quando Ana Oliva, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social e os COMOVAS – Gustavo Amora e Alan Shivas, além de John Nimmo, doutor em educação e professor da Wheelock College (EUA) e Vashima Goyal, idealizadora do programa Eduretreat estarão com o pé na estrada para realizar oficinas de Vídeo Mobile no continente asiático. Serão três oficinas, duas na Índia (Mumbai e Bangalore) e uma última em Cingapura. O projeto busca abordagens positivas para ouvir as crianças e produzir vídeos com/sobre elas. O produto da ação será o documentário: Voices of Children – VoC, no qual as falas dos participantes (crianças de diversas partes do mundo) serão conectadas, sempre na perspectiva da garantia de seus direitos.


As oficinas serão voltadas para oferecer uma abordagem estética, metodológica e ferramentas práticas para que as crianças participem do documentário. Elas aprenderão a produzir vídeos utilizando a tecnologia que têm em mãos, na maioria das vezes, aparelhos móveis.


As primeiras escutas aconteceram em Salvador, com crianças do Calabar e do Rio Vermelho. “Agora seguimos ‪avante rumo a um diálogo internacional com crianças sobre seus direitos”, comemora Ana Oliva. Para as escutas na capital baiana a ponte foi o projeto Infâncias em Rede, realizado pela Avante, em parceria coma Fundação Bernard van Leer e a Fundação Xuxa Meneghel.


A direção do documentário está nas mãos da equipe da COMOVA – instituição que trabalha com advocacy por meio de estratégias de comunicação.


Oficinas


A consultora associada da Avante, também coordenadora do projeto Infâncias em Rede, acredita que “para garantir e consolidar a participação infantil no Brasil, ou em qualquer lugar, é preciso aceitar e acolher o fato de que formação do sujeito político tem que começar cedo, por meio da garantia de participação das crianças pequenas, seja na escola, na comunidade, na família, seja em qualquer lugar”. 
Foi essa a ideia passada a cerca de 120 educadores e estudantes da S.N.D.T Women’s University (Mumbai), primeira Universidade feminina do Sudeste Asiático. A oficina em Mumbai marca o início do ‪‎capítulo do VoC na ‪‎Índia. A conversa foi sobre direitos da criança e participação infantil. “Na sequência, conversamos um pouco sobre o uso do vídeo como potencial transformador e como ferramenta de advocacy”, conta Ana Oliva.


O VoC é uma iniciativa do GT Children’s Rights, da World Forum Foundation. Todas as ações da viagem foram pensadas e planejadas no interior do grupo, do qual participam, além de John Nimmo, Ana Oliva e Gustavo Amora, Maria Thereza Marcilio, Ellen Hall, Sam Hall, Angela Fowler e Vashima Goal (EduRetreat – intercâmbio que disponibiliza programas globais de desenvolvimento orientados por profissionais de renome no meio acadêmico).


Avante no World Fórum


O engajamento da Avante com o World Forum data de 2009, quando Maria Thereza Marcilio, sócia fundadora da Avante, juntamente com Gustavo Amora, cientista político e integrante da COMOVA, foram Global Leaders – um programa de formação global em liderança global pela primeira infância da World Forum Foundation.


O envolvimento com as ações do World Fórum perdura até hoje com a atuação da instituição no GT de Direitos da Criança e a posterior participação de Ana Oliva na formação de Global Leaders (2014).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo