Avante deixa a secretaria executiva da RNPI. IFAN assume

Após dois meses de transição entre as coordenações, hoje, 4 de março, a Avante – Educação e Mobilização Social,  responsável pela Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) no biênio 2011-2012 conclui seu mandato e passa o bastão para o Instituto da Infância (IFAN) que assume a direção da rede por um período de dois anos (2013/2014) e deverá seguir as diretrizes da Assembleia de dezembro 2012,  instância maior da Rede.
Maria Thereza Marcílio, gestora institucional da Avante – Educação e Mobilização Social e coordenadora da então Secretaria Executiva da RNPI cumpriu sua missão com o apoio de uma equipe formada por ela e mais quatro pessoas: Ana Marcilio – assessora técnica geral; Vital Didonet – assessor técnico de assuntos do legislativo; Tatiana Alves – a assessora de comunicação e Milla Schaun – secretária. Recebeu, ainda, o suporte de Mônica Samia – assessoria técnica em educação e Gustavo Amora – assessoria técnica de comunicação, ambos colaboradores voluntários. Esta equipe atuou coesa e firmemente ao longo desse período com o intuito de cumprir o plano de ação estabelecido no início da gestão, baseado na trajetória percorrida pela RNPI.
“É importante salientar a importância da participação de todas as organizações nas discussões, proposições e atuação da Rede. Nesse momento de encerramento, quero aproveitar para agradecer o apoio de tantos”, se despede Maria Thereza e salienta que a decisão de candidatar-se na época deveu-se em primeiro lugar a própria missão da Avante: “contribuir para a formação do cidadão, pela educação e o desenvolvimento de tecnologias de intervenção social, visando à garantia dos direitos sociais básicos e ao fortalecimento da sociedade civil”; deveu-se ainda a sua crença e experiência de integrar ou liderar redes, reconhecendo nesse tipo de articulação um mecanismo potente de atuação, preservando a diversidade dos integrantes. E acima de tudo por acreditar na força da RNPI enquanto militância pela  defesa e garantia dos direitos da primeira infância.
A RNPI é uma rede plural e diversa que atua na perspectiva da integralidade da criança e é autora do Plano Nacional pela Primeira Infância. Desta forma, se constitui em um importante ator na formulação e acompanhamento de políticas públicas para a primeira infância.
Balanço da Gestão RNPI 2011/2012
Durante a gestão da Avante a comunicação, tanto entre os membros da Rede, como em relação ao público externo, obteve um grande avanço com a construção do site, implantação da fanpage (facebook), instituição do boletim RNPI e ampliação do número de instituições participantes, em especial no nortee nordeste. Outro destaque é a ampliação do alcance da RNPI no que diz respeito à incidência política e a credibilidade frente a atores estratégicos.
Os inúmeros convites recebidos para participar de seminários, mesas redondas, atos públicos, elaboração de documentos são evidencias deste crescimento como articulação importante e necessária para a defesa e garantia dos direitos da primeira infância. Da mesma forma, o fato de diferentes organizações com perfis diversos procurarem a Rede para se filiar é também um indicativo da sua visibilidade. Assim,  passou-se de 80 para 132 organizações.
Vale ressaltar que a afinidade e compromisso das organizações que exerceram o papel de secretaria executiva da rede, desde o Instituto Promundo, passando pela OMEP/BR e agora a Avante, são aspectos importantes para o crescimento e fortalecimento da RNPI.
Nova Gestão – “A chegada do IFAN para coordenar a Secretaria Executiva da Rede é, para mim, uma grande alegria. É importante fortalecer a luta contra as desigualdades que ainda são muito visíveis na região Nordeste”, afirma Thereza que deposita na nova coordenação da Secretaria Executiva a “confiança e as melhores expectativas de sucesso no cumprimento dessa missão que é de todos nós!”.
Para ela, o IFAN terá como desafios a garantia de participação efetiva de um número expressivo de  membros da Rede nas discussões e na tomada de decisões; iniciar a revisão do regimento; incidir na grande mídia e ocupar lugar de referência para as questões referentes à primeira infância.
“Os desafios são muitos para uma articulação que em sete anos chegou a esses resultados. Porém, tenho certeza que o espírito militante e a importância da causa continuam a ser os grandes motores do crescimento e fortalecimento e que o IFAN com a sua expertise e o apoio de todos abrirá novas fronteiras. De nossa parte, continuaremos colaborando ativamente, na medida das nossas possibilidades, inclusive como membro do Grupo Gestor”, finaliza Thereza Marcílio.
Informações Ascom RNPI

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo