logo_Prancheta 45

Avante assume vice-presidência do FETIPA – BA

A Avante – Educação e Mobilização Social vem, nos últimos anos, intensificando as ações de advocacy, especialmente em relação aos direitos das crianças e adolescentes. Em 2017, essa luta ganha mais força, com a instituição assumindo a vice-presidência do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador da Bahia (FETIPA), até o final do mandato (dezembro).

Há mais de uma década como membro do Fórum, tendo feito parte do colegiado, a Avante vem sendo representada, nos últimos cinco anos, pelas consultoras associadas Sônia Bandeira e Judite Dultra.  “O FETIPA é uma instância de articulação muito importante para a Avante. Primeiro porque é um espaço de advocacy, que nos coloca em contato com várias instituições que trabalham na área social. Também pelo contato direto com o poder judiciário, que eu acho que é muito importante”, ressalta Judite Dultra.

Segundo a consultora, a principal motivação é fazer parte de um Fórum tão atuante, com uma agenda de ações intensa ao longo do ano. “A Avante tem participado muito no grupo de educação, dando suporte com a experiência que a gente tem”, conta Judite Dultra, que participou da primeira reunião do grupo ocorrida em fevereiro, juntamente com Sônia Bandeira e representantes da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (AMATRA 5), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (CESAT). Na ocasião, foram discutidas as ações a serem realizadas em 2017.

A instituição integra também o Comitê Gestor Estadual do Pacto pela Criança e Adolescente do Semiárido, desde 2013. O objetivo do Comitê é desenvolver ações compartilhadas em defesa da criança e do adolescente do semiárido, com ênfase no combate ao Trabalho Infantil. O grupo, formado por entidades da sociedade civil, movimentos sociais e governo visa trazer contribuições para as políticas públicas com este foco.

FETIPA

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Bahia (FETIPA) é um espaço interinstitucional permanente de articulação, comprometido com a erradicação do Trabalho Infantil e com a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho. Composto por organismos estatais e não estatais, públicos e privados, integra governos e sociedade no enfrentamento ao problema.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo